A candidata a prefeita de Guajará-Mirim (RO), Profa. Lílian, e a vice Dani Gil, pelo PT, realizaram ontem uma live com a participação da ex-diplomata e arquiteta Dulce Maria, especialista em políticas públicas como saneamento básico. Ela que foi  presidente da Fundação Cultural Palmares ainda na gestão de Fernando Henrique Cardoso, traçou projetos para a candidata a prefeita Profa. Lilian, prometendo apoio internacional, através de investimentos de países como Noruega, Dinamarca, Alemanha e Suécia.

 

Energia limpa, saneamento básico e Agenda 21 foram temas da live que contou também com a participação e coordenação de Ricardo Bouez, professor Toni Nunes (candidato a vereador), arquiteta Tahiz Lucksis e do jornalista Roberto Kuppê que contribuiu para o debate apresentando projetos e ideias sobre usina de reciclagem de lixo e produção de energia limpa.

 

O que é Agenda 21

 Agenda 21 é um documento assinado por 179 países durante a “Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento” ou “ECO-92”, realizada na cidade do Rio de Janeiro.

 

O seu principal objetivo é criar soluções para os problemas socioambientais mundiais, baseando-se no seguinte pensamento: “pensar globalmente, agir localmente”.

  

Esse documento é um compromisso político que buscar aliar o desenvolvimento econômico com a cooperação ambiental e social. Para isso, são necessárias estratégias, planos e políticas específicas em cada localidade em que a agenda for aplicada.

 

A Agenda 21 representa uma aliança entre todos os povos, um instrumento importante e necessário que visa o planejamento participativo na construção de sociedades sustentáveis. Ela une métodos de proteção ambiental, justiça social e a eficiência econômica.

 

Muitos municípios brasileiros aderiram à Agenda 21 e se comprometerem com o desenvolvimento local em nível ambiental, social, cultural, econômico, assegurando a sustentabilidade da comunidade.

  

Portanto, a Agenda 21 Brasileira é um importante instrumento de participação cidadã e ação coletiva em prol de uma sociedade sustentável.

 

Internet ruim 

O tempo foi curto para a importância do tema. A convidada especial Dulce Maria prometeu voltar ao assunto dentro de uma semana. Na ocasião, Ricardo Bouez informou que no dia 13 de outubro haverá outra live com a candidata Profa. Lilian. Um dos problemas verificados durante a live foi justamente a transmissão via internet que precisa de investimentos em Guajará-Mirim. Em tempos de pandemia, faz-se necessário que pessoas trabalhem em home office, necessitando de uma internet mais rápida e eficiente.

 

Fonte: Mais RO



Unopar Guajará-Mirim

Para continuar a correr atrás do seu sonho, a Unopar ajuda você. Nossos alunos do EAD contam com transmissões via satélite com professores mestres ou doutores, para não perder nada.

Polo Guajará-Mirim:

Avenida XV de Novembro, 1922 - Em frente ao Ginásio Afonso Rodrigues

(69) 3541-5375

(69) 99357-8293

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem