Por Fábio Marques

Há trinta dias mais ou menos, num caso explícito de irreflexão ou de mínima consciência, através de decreto oficial o prefeito de Guajará-Mirim, de comum arranjo com a direção da pasta da Saúde municipal, exonerou o médico anestesista Freddy Rojas. Com mais de 40 anos de profissão e trinta anos de atuação na Saúde da cidade, o anestesista sempre obteve êxito presente diante de todos os colapsos que ocorreram na Saúde municipal durante as épocas em que trabalhou no Hospital Regional.
Dr. Freddy Rojas
##########
Nascido na cidade de Tarata, província de Cochabamba, Bolívia, Freddy Rojas, além de ser um perito na execução de seu ofício, é um melhor ser humano ainda. Casado com a pedagoga Miriam Rojas, pai de três filhos, trabalhou por muitos e muitos anos como o único anestesista da cidade, prestando atenção tanto ao Hospital Regional como ao Hospital Bom Pastor. Sem direito a quase nenhuma vida social por conta dos constantes sobreavisos, correndo sérios riscos de estafa e outros problemas de saúde, sempre esteve dando o melhor de si mesmo. De corpo e alma entregues à devoção. Um cidadão exemplar que dignifica a classe médica.
##########
Afora os efeitos perversos do sistema, não se conhecem que aspectos conflitam entre si a Administração Municipal de um lado e de outro o trabalho eficaz que sempre efetuou o anestesista no complexo médico do Hospital Regional. Humano e correto em todas as suas atitudes, apesar das coisas injustas impostas, Freddy Rojas é exemplo de servidor da saúde e para a saúde.
##########
Não existe em sua biografia nada que atente contra sua imagem e conduta. Sempre foi superior às situações críticas pelas quais tem passado todo o sistema de saúde de Guajará-Mirim. Se dispôs a atender uma demanda que por diversas vezes fizeram com que passasse horas e horas além das previstas nas cláusulas dos contratos. Devotou por inteiro sua profissão à devoção que confiou seu instinto humano. Dedicou a vida a mostrar sua esfera de serviços aos outros seres humanos, matéria-prima de sua atuação no trabalho do dia-a-dia.
##########
A crônica de hoje tem como objetivo reconhecer e dar respaldo ao trabalho que o doutor Freddy Rojas efetuou durante estes trinta anos de atuação na saúde de Guajará-Mirim, ao seu método responsável e ao amor ao próximo na execução de seus serviços nas salas de cirurgia dos Hospitais Regional e Bom Pastor. Por todo o somatório de acertos e bons serviços prestados à saúde municipal, a Coluna dedica todo o prestígio e crédito que este ilustre cidadão merece.
##########
No dia 16 de Outubro celebra-se o dia do Médico Anestesista. Mais um motivo para elevar a dignidade e o mérito ao doutor Freddy Rojas e ao seu honrado trabalho. Para este cidadão que além de técnico preciso em sua profissão, também é um pai amoroso e paciente, bom marido, amante da leitura, da música clássica, vidrado nos jogos de futebol da Champions League, a Coluna Almanaque deseja tudo o que de melhor possa ocorrer na sua vida e de toda sua família.

*O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Mamoré não tem responsabilidade legal pela "opinião", que é exclusiva do autor.



Unopar Guajará-Mirim

Para continuar a correr atrás do seu sonho, a Unopar ajuda você. Nossos alunos do EAD contam com transmissões via satélite com professores mestres ou doutores, para não perder nada.

Polo Guajará-Mirim:

Avenida XV de Novembro, 1922 - Em frente ao Ginásio Afonso Rodrigues

(69) 3541-5375

(69) 99357-8293

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem