O mercado brasileiro de Games

A indústria brasileira de games e jogos eletrônicos dobrou no País nos últimos 6 anos, de acordo com o último censo de 2014. São mais de 375 desenvolvedoras de games digitais, um “boom” de quase 182%. Hoje temos aproximadamente 76 milhões de praticantes de jogos eletrônicos no Brasil, totalizando quase 35% da população. 

Porém, enquanto outros países Asiáticos e Europeus já reconhecem os jogos eletrônicos como prática desportiva, o Brasil ainda batalha pela legitimação e desenvolvimento do setor.

 Assim, com a finalidade de amparar este segmento, foi instalada nesta semana (03.03.2020) a Frente Parlamentar em prol dos Jogos Eletrônicos e Games (FPEG).

O presidente desta frente parlamentar, deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), tomou a iniciativa a fim de propor estratégias e ações para apoiar e incentivar o desenvolvimento do setor, em especial, como modalidade competitiva de jogos eletrônicos (e-sports) – Esporte Eletrônico.

Importância da Frente Parlamentar de Esportes Eletrônicos e Games
 O intuito da FPEG é de incentivar a indústria, a educação, a saúde e o esporte dentro do setor de Games no Brasil. 

“Esta Frente Parlamentar vem para incentivar a indústria, a educação, a saúde e o esporte, no que diz respeito a games. Queremos ser colaboradores de todos estes vetores de forma a impulsionar oportunidades e gerar empregos. Viemos para ajudar!”, enalteceu o presidente da frente parlamentar, deputado Coronel Chrisostomo.

FPEG pretende desenvolver projetos de cunho social, educacional e competitivo e, juntamente com a Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE), auxiliar jovens a tornarem-se atletas profissionais dentro da área, visto que a indústria dos games e torneios ganham cada vez mais visibilidade, patrocínios e audiência no Brasil.

Sobre o evento que aconteceu na Câmara dos Deputados
 O lançamento reuniu visitantes, atletas e secretários do Governo - como a participação da secretária de Estado de Turismo do Governo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça e a secretária Nacional da Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Angela Gandra, além de outros representantes.

Estiveram presentes no lançamento também o senador Telmário Mota (PROS-RR) e os deputados Hildo Rocha (MDB-MA), Kim Kataguiri (DEM-SP), General Girão (PSL-RN), Aline Sleutjes (PSL-PR) e Luiz Lima (PSL-RJ), sendo os dois últimos vice-presidentes da frente.

A iniciativa contou com diversos apoios, entre eles o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Confederação Brasileira de Games e eSports (CBGE).

No decorrer do evento, ocorreram dois painéis: “Oportunidades e Desenvolvimento”, e “eSports Educação e Inclusão Social”, com a participação de diversos experts da área, como Christian Bonerman, ex-diretor da Twitch e atual vice-presidente da Yup.gg; Nic Khoo, co-founder e chairman do projeto SCOGA; Dr. Nicholas Bocchi, advogado especialista em direito esportivo e ex-atleta profissional; Paulo Roberto, presidente da Confederação de Games e Esports; Rafael Aguiar, especialista em políticas públicas do ministério da cidadania e Gustavo Nonato, gerente de assuntos legislativos e institucionais do BNDES.

Ao final do evento, o deputado Coronel Chrisostomo recebeu uma equipe brasiliense de eSports, a Capital eSports (CPTL), que representará o Brasil no primeiro Campeonato Mundial de Apex Legends, no Texas (EUA), composta pelos brasileiros Bruno “Folkz” Ferreira e Kenedy “KND” Oliveira e pelo chileno Brandon “Brans” Herrera.

O evento teve uma ótima repercussão entre as autoridades presentes e principais desenvolvedores de games competitivos no Brasil, o que indica grandes oportunidades no Mercado de Esportes Eletrônicos.

Créditos

APOIO:
Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE)
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

FOTOGRAFIAS:
Kátia Faggiani, Câmara dos Deputados



Unopar Guajará-Mirim
O Agrônomo pode trabalhar com ciência do solo e da água economia, engenharia e extensão rural, produção animal e vegetal, empresas alimentícias, indústrias de sementes, grandes propriedades rurais, equipamentos e adubos, além de poder atuar com ensino e pesquisas.

Polo Guajará-Mirim:
Avenida XV de Novembro, 1922 - Em frente ao Ginásio Afonso Rodrigues
(69) 3541-5375
(69) 99357-8293

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem