Por Fábio Marques
No proveito de uma honrosa remoção sofrida através de um grupo de debates do Whats app por conta de censura à uma citação do genial Millor Fernandes sobre questão de religião exposta por este escriba, gostaria de colocar algumas opiniões a respeito e acentuar a discussão sobre o assunto.
##########
Deus existe mesmo ou não passa de invenção do homem? Greta Garbo disse uma vez que Deus criou o mundo, mas achava que ela faria bem melhor. Nietzsche achava que estamos na Terra para fazer bem aos outros, mas dizia não compreender por que os outros estavam na Terra. Sobre Deus, assim se expressou Jack Kerouac: “Não sei, não importa, não faz a menor diferença”. O físico Stephen Hawkins achava que não há uma resposta, que nunca houve uma resposta e que jamais haverá uma resposta, sendo esta a resposta. Oscar Wilde achava que Deus existia, mas que estava com mal de Alzheimer e nos esqueceu há muito tempo. O poeta Fúlvio Mássimo assim brindava a cerveja com os amigos: - Para Jesus Cristo, um belo sujeito e um baita ser humano!
##########
Aliás, uma coisa há de se explicar: Jesus Cristo não tem nada a ver com o que fizeram de sua filosofia de vida e de sua imagem. Aquele que as igrejas consagram como o filho de Deus, na verdade não passava de um hippie de sua época. Pobretão, sem nenhum centavo no bolso, despido de qualquer cobiça, inveja, ódio, rancor, também era um cara humilde, piedoso, popular e honesto consigo e para com os outros. Por outro lado, Jesus Cristo também era um subversivo e opositor político ao regime imperial Romano e ao clero judaico. Um sonhador contrário aos princípios abusivos e injustos de sua época. Por causa de sua utopia e revolta contra o sistema é que foi julgado e condenado. Não por causa de religião como afirmam crentes e católicos até os dias de hoje, que procuram distorcer a história e se apropriar de sua imagem.
##########
Fragmentos do livro O Nome de Deus, de Fausto Wolff: De acordo com o Gênesis, primeiro Deus modelou o homem à base de barro, o que não quer dizer que Deus seria dono de uma olaria. Depois foram criados os animais que Deus deu o direito ao homem de batizá-los. Em seguida Deus fabricou a mulher, naquilo que operou bem. Já pensou se Eva tivesse sido criada antes? Como é que o coitado do Adão ia poder batizar os animais em paz? Outra coisa que intriga é o batismo do chato, aquele mucuim que vive entre os pentelhos. Adão teria dado o nome ao chato antes ou depois de ter comido a Eva? Outra: em capítulo algum do Gênesis se fala em maçã. Fala-se em fruto proibido, que poderia ter sido também um tucumã ou jatobá. Mais dúvidas: com todo o respeito ao criador, mas meu Deus, que paraíso é este que tem cobras? (Millôr Fernandes). Se era para que Adão não trepasse com Eva, porquê colocou uma chibata nele e uma xoxota nela? Se Caim matou Abel e depois constituiu família, com quem constituiu família? Com Eva? O incesto não era proibido? Não se sabe se Adão e Eva eram brancos, pretos, cafusos, mulatos. Mais provável que fossem macacos.
* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Mamoré não tem responsabilidade legal pela "opinião", que é exclusiva do autor.






Unopar Guajará-Mirim
O Agrônomo pode trabalhar com ciência do solo e da água economia, engenharia e extensão rural, produção animal e vegetal, empresas alimentícias, indústrias de sementes, grandes propriedades rurais, equipamentos e adubos, além de poder atuar com ensino e pesquisas.

Polo Guajará-Mirim:
Avenida XV de Novembro, 1922 - Em frente ao Ginásio Afonso Rodrigues
(69) 3541-5375
(69) 99357-8293

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem