26 de agosto de 2019

Dr. Neidson prestigia 4ª Festa do Guerreiro na aldeia Ricardo Franco no Rio Guaporé

Dr. Neidson prestigia 4ª Festa do Guerreiro na aldeia Ricardo Franco no Rio Guaporé

No último final de semana, o deputado Dr. Neidson (PMN) prestigiou a 4ª Festa do Guerreiro, realizada na aldeia indígena Ricardo Franco, localizada às margens do Rio Guaporé, em Guajará-Mirim. O evento conta com o apoio do parlamentar que é autor do Projeto de Lei que inseriu a tradicional festa no Calendário Oficial de Eventos do Estado e a declarou como Patrimônio Cultural de Rondônia.


“A Festa do Guerreiro é um grande evento, organizado por várias etnias que celebram a cultura indígena com muita dança, cantos, pratos típicos, artesanatos, mitos, lendas e jogos tradicionais. A Festa do Guerreiro também é a oportunidade que os índios têm de reencontrar parentes que vivem em outras aldeias. E nessa 4ª edição, tive a oportunidade de integrar ao cacique da aldeia o certificado que declara a festa
Patrimônio Cultural de Rondônia”, destacou Dr. Neidson.

Segundo o deputado, para 2020 ele pretende encaminhar recurso de emenda parlamentar para a realização da festa e doação do combustível para o deslocamento dos integrantes de aldeias circunvizinhas, localizadas tanto no Rio Guaporé como no Rio Mamoré.

“Muitos indígenas querem participar, mas não têm o combustível para fazer a condução que é feita apenas através de embarcações. Além disso, quero junto com a Setur, trabalhar para que a Festa do Guerreiro, anualmente realizada em agosto, seja reconhecida como uma opção de turismo festivo e cultural no Estado”, ressaltou o deputado que participou de várias atividades e jogos indígenas durante a festa.

Barco Hospital Walter Bártolo
Aproveitando a presença do Barco Hospital Walter Bártolo, que estava atracado na aldeia Ricardo Franco prestando atendimento às comunidades indígenas, o deputado, de forma voluntária, também fez atendimentos médicos e exames de ultrassonografia.

“Já que estávamos ali não podia deixar a oportunidade de prestar atendimento aos amigos indígenas e realizar os exames, já que o barco possui o aparelho de ultrassonografia. Juntamos o útil ao agradável, pois além de prestigiar essa grande festa cultural, também pudemos trabalhar um pouco e ajudar quem precisa”, concluiu o parlamentar.





































source http://www.drneidson.com.br/2019/08/dr-neidson-prestigia-4-festa-do.html

Veja também:

Últimas Notícias

© Copyright 2019 Jornal O Mamoré | All Right Reserved