14 de agosto de 2019

Coluna Almanaque: AO MESTRE, COM CARINHO...

Por Fábio Marques
Coluna Almanaque: AO MESTRE, COM CARINHO...

Por Fábio Marques
A convite do amigo Décio Marques, estive há alguns dias em Porto Velho, ocasião em que tive a honra de participar da apresentação de sua tese de mestrado na Universidade de Rondônia. Com base temática na crescente evasão de alunos do Ensino de Jovens e Adultos nos últimos tempos, os estudos e pesquisas do professor e agora Mestre, buscaram abordar fatores que elevam o problema e apontar soluções para corrigir falhas e lacunas. A dissertação, de título Educação, Filosofia e Tecnologia Aplicada para Play Store Ambiental teve a orientação via vídeo-conferência do Doutor e professor Edilberto Fernandes, direto de Vilhena. A banca de avaliação foi formada pelos doutores em História e Filosofia Marinaldo Felipe e Clarides Henrich. Parabéns ao Mestre em Educação Escolar Décio Marques. 
##########
Ao ficar sabendo que estava na capital, o ex-prefeito de Guajará-Mirim, Cláudio Pilon, entrou em contato e disse que passaria no hotel em que me hospedo para uma saída à noite. O amigo y hermano Paulinho Medeiros também telefonou. De carona com o ex-prefeito, ficamos de nos reunir no Chope Time, point do momento em Porto Velho. Para celebrar o evento, molhamos a conversa com algumas cervejas estupidamente geladas num bate-papo que quase acaba varando a madrugada. Em pauta: o abandono de Guajará-Mirim pelo Poder Público e a falta de atitudes responsáveis por parte daqueles que hoje estão à frente da Prefeitura e nada estão fazendo porque nada entendem a respeito de administração pública.
##########
Não foi fonte alguma que relatou para a Coluna. Foi o próprio clínico-geral que revelou para este escriba. O Doutor Venscelau Ruiz deverá coligar com o advogado Sérgio Bouez numa chapa páreo duro na corrida à prefeitura nas eleições de 2020.
##########
Se este xeque-mate político realmente estiver surfando na crista da onda, vai-se por água abaixo qualquer tipo de ilusão do atual chefe do Executivo se reeleger. Na eleição geral de 2018, Venceslau Ruiz obteve 12.850 votos para deputado federal. Sérgio Bouez obteve 7.750 votos na eleição suplementar para prefeito.
##########
O prefeito Cícero Alves tem um grande defeito para quem é político. Quer participar da política e esquece que é preciso praticar o traquejo da política todo o tempo e não só em época de eleição. Isto porque não leva jeito, não tem paciência. E quando tem paciência, acaba se tornando um “xarope”, um chato que ninguém suporta. A política de verdade é aquela de boteco, de conversar com o inimigo, de visitar igrejas, associações, tabernas, comer pastel no mercado, apertar a mão dos pés-inchados, enfim, tudo o que este cidadão detesta e só coloca em prática em época de eleição. 
##########
Portanto, em 2020 os cidadãos terão mais uma vez a chance tanto de resgatar a boa política, a moral e a ética na coisa pública, como as suas auto-estima e confiança no futuro.
##########
Acabo de receber via e-mail um Projeto de incremento para o progresso de Guajará-Mirim. De autoria de Ajuricaba Lemos e Eudócia Bonfim, o prospecto reclama por uma tomada de posições ante o abandono e o descaso com a cidade por parte de prefeitos que se passaram nos últimos tempos, com reparos, sugestões e idéias que talvez possam influir no acerto de decisões dos futuros chefes do Executivo Municipal. Após leitura em detalhes, irei comentar alguns tópicos na Coluna.

Veja também:

Últimas Notícias

© Copyright 2019 Jornal O Mamoré | All Right Reserved