13 de julho de 2019

Alunos da Escola Casimiro de Abreu produzem sabão ecológico usando óleo de fritura

Alunos desenvolveram durante esta semana a oficina ‘ Sabão Ecológico”.
Alunos da Escola Casimiro de Abreu produzem sabão ecológico usando óleo de fritura

Os alunos do 3º Ano do Ensino Médio (Mediação Tecnológica), da escola estadual Casimiro de Abreu, coordenados pelas professoras Elisângela Cruz e Regina Lopes, desenvolveram  durante esta semana a oficina ‘ Sabão Ecológico”, a partir da reciclagem do óleo de cozinha, com  o objetivo de levá-los a compreender que, se não for dado o destino correto ao óleo de cozinha usado, ele pode trazer inúmeros danos  para o meio ambiente.

De acordo com a professora Regina Lopes, a atividade extraclasse faz parte da disciplina de Química e ofereceu aos estudantes a  possibilidade  de vivenciar na prática, conceitos que foram estudados  em sala de aula (reações químicas para fabricação de sabão líquido e em barra ).  Os alunos se mobilizaram e trouxeram para  a escola  todo o material e utensílios  utilizados na exitosa experiência  pedagógica.
 “ A oficina foi pensada  com o objetivo de promover a Educação Ambiental e a qualidade de vida a partir da reciclagem do óleo de cozinha. Além de proporcionar a conscientização sobre os riscos para a saúde humana quando da reutilização  do óleo usado na alimentação”, esclareceu a professora Regina Lopes.
Para o aluno David Mendes da Rocha, 17 anos, foi  uma experiência gratificante, verificar na prática como ocorre a transformação de materiais  que seriam descartados na natureza, em outro produto. “ Quando descartado na natureza o óleo de cozinha acaba indo parar nos  rios, lagos e igarapés,  causando danos à natureza”, destacou David . Toda a produção  de sabão foi doada para a própria escola. A oficina teve a Colaboração da diretora da escola Delcilene Fogaça, da  professora Cleone Porto Melo, da servidora Marlene Rosa dos Santos e do amigo da escola, Paulo Cruz.


Fonte: Portal Mamoré

Veja também:

Últimas Notícias

© Copyright 2019 Jornal O Mamoré | All Right Reserved