Os professores e historiadores Abnael Machado De Lima e Yêdda Pinheiro Borzacov receberam na última quinta-feira (25), os títulos de Doutores Honoris Causa pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Porto Velho. A entrega ocorreu no prédio administrativo da universidade, localizada no centro da capital.
A proposta de concessão dos títulos surgiu no Departamento de História da Unir. Depois de um breve debate foi aprovado por unanimidade a homenagem aos dois professores. Segundo o reitor, Ari Miguel Teixeira Ott, essa é uma celebração a vida de Abnael e Yêdda.
Durante a cerimônia eles foram agradecidos pelas atividades de ensino e pesquisa que contribuíram para a propagação e registro da história regional. Os legados dos professores são vistos com orgulho, respeito e carinho pela comunidade acadêmica.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/y/f/Mynl1iSIAnhMLzlD8YlQ/img-0942.jpg)
Cerimônia aconteceu no prédio da Unir Centro, em Porto Velho. — Foto: Anael Francis/ Unir
O chefe do Departamento de História lembra que a luta de Yêdda e Abnael representou por décadas a defesa da escola pública, a defesa do patrimônio histórico, da cultura regional e a defesa da história.
"Não é possível neste momento descrever a trajetória de ambos, pois se assim a gente fizesse a cerimônia talvez levasse dias, tamanha foi essa produção. Queremos agradecer por essa trajetória e pelo legado que eles construíram ao longo de suas vidas. A homenagem nesse momento é muito significativa para nós, em um período tão triste em que a profissão de professor é tão desvalorizada", comentou Antonio Cláudio Barbosa Rabello, chefe Departamento de História.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/3/J/5s454cSLqS28B0IYytyA/img-0955.jpg)
Abnael Machado e Yêdda Borzacov durante solenidade de entrega de títulos. — Foto: Anael Francis/ Unir
Yêdda Borzacov, além de professora e pesquisadora trabalhou no Departamento de Cultura de Rondônia, a convite do então Governador Jorge Teixeira, atuou na recuperação do posto telegráfico de Marechal Rondon em Ji-Paraná (RO), onde foi instalado o museu das comunicações Cândido Mariano da Silva Rondon, ainda trabalhou em mostras de quadrilhas e bois-bumbás no arraial Flor do Maracujá.
"Doutora honoris causa, é causa demais para uma rondoniense, nascida nas barrancas do rio Mamoré, em Guajará- Mirim. O sustentáculo da minha vida tem sido a conjugação do verbo amar, encontrei amor na família, amei o sagrado magistério exercendo a profissão as vezes gratificante, outras árduas e estressantes, mas sempre sustentadas pelo amor", disse Yêdda, emocionada.
O escritor, professor e memorialista Abnael Machado é referenciado em grande parte das pesquisas referentes a história regional. Passou a vida debatendo sobre o estado com objetivo de despertar, principalmente na juventude, o gosto e amor pela terra. Demonstrando sempre uma relação verdadeiramente amorosa com a história de Rondônia.
"Esse convite, estarmos aqui juntos, é uma grande alegria", disse o doutor Abnael.
O título
A concessão de um título de Doutor Honoris Causa é a maior outorga de todos os segmentos de uma instituição de ensino superior. Concedida apenas a pessoas que tenham prestado públicas e relevantes contribuições a universidade, com proposta apreciada e aprovada pelo Conselho Superior Acadêmico.
É uma honraria aos possuidores, o título é acolhido e respeitado em todas as universidades do mundo.
G1/RO