O deputado Dr. Neidson (PMN) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, requerimento solicitando a concessão de Voto de Louvor aos integrantes do Projeto Açaí com Libras, de Porto Velho.

O Projeto Açaí com Libras surgiu da necessidade de aprender e divulgar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a cultura surda e é formado por pessoas que exercem as atividades de forma voluntária em Rondônia. Daí nasceu a Associação Projeto Açaí com Libras (Apalibras), uma entidade sem fins lucrativos.

“Nossa homenagem é um reconhecimento ao dedicado trabalho desses voluntários que executam suas ações através de grupos de estudo, reuniões, seminários, oficinas e ações sociais. Afinal, ainda existe muita dificuldade, por parte da sociedade, em entender a importância de se compreender a língua do movimento surdo mudo”, destacou Dr. Neidson.

No próximo dia 3 de maio acontecerá o 5º Seminário em Comemoração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, celebrado no dia 24 de abril em todo o Brasil. O dia 24 de abril foi escolhido porque é a data da publicação da Lei 10.436/02, que trata da linguagem de sinais.

Na lei, o conceito de libras é descrito como forma de comunicação e expressão dessa comunidade. A Lei também serviu de alicerce para uma série de políticas públicas. Entre elas, a inserção do curso de graduação em Língua de Sinais Brasileira nas universidades públicas.

As línguas de sinais são as línguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos imaginam, as línguas de sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação.

“São línguas com estruturas gramaticais próprias”, concluiu o deputado.

Texto: Juliana Martins

source http://www.drneidson.com.br/2019/04/dr-neidson-propoe-concessao-de-voto-de.html

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem