Aprovado nesta quarta-feira (12), o projeto de lei de autoria do deputado Dr. Neidson (PMN), que declara como Patrimônio Cultural de Rondônia, a ‘Festa do Guerreiro’, realizada na Terra Indígena Rio Guaporé no município de Guajará-Mirim, na segunda quinzena do mês agosto.

A Festa dos Guerreiros é conhecida por suas danças, cantos, pratos típicos, artesanatos, mitos, lendas e jogos tradicionais disputados entre homens, mulheres e crianças de várias tribos da região do Rio Guaporé.

Dr. Neidson cita que, conforme a motivação da comemoração, esse reencontro das comunidades indígenas é de suma relevância e merece todo acolhimento por parte do Estado.

“A Festa do Guerreiro é uma iniciativa dos próprios indígenas como forma de celebrar a cultura e motivar o reencontro de suas etnias”, enfatiza Dr. Neidson.


A inclusão da Festa do Guerreiro como Patrimônio Cultural, segundo o deputado, será um avanço para a cultura indígena, “que será lembrada todos os anos de forma legítima por toda comunidade pertencente às Terras Indígenas do Rio Guaporé”, frisou Neidson.

“A conscientização do valor cultural que a Festa do Guerreiro representa para nosso Estado deve ser abraçado, de forma especial, pela nossa Assembleia Legislativa”, concluiu o deputado.

O projeto do parlamentar foi aprovado por unanimidade dos deputados durante a última sessão ordinária da atual legislatura, realizada nesta quarta-feira (12).

source http://www.drneidson.com.br/2018/12/festa-do-guerreiro-passa-ser-patrimonio.html

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem