24 de março de 2018

Semcet desenvolve Projeto Memórias Guajaramirense

O projeto foi iniciado através da organização e digitalização dos documentos e fotos pertencentes ao acervo da secretaria.
Semcet desenvolve Projeto Memórias Guajaramirense

Com o intuito de resgatar as memórias daqueles que vivenciaram os fatos que constituem a história de Guajará-Mirim como também as memórias de seus descendentes que por gerações ouviram essas narrações,  o projeto "Memórias Guajaramirense” criado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Semcet) tem a missão de salvaguardar a preservação cultural da cidade através da organização de um acervo documental, gravações de relatos e outros itens que reconstroem a identidade local.

O projeto foi iniciado através da organização e digitalização dos documentos e fotos pertencentes ao acervo da secretaria. 
Nesta segunda fase serão realizadas entrevistas com moradores para composição do acervo de áudio dessas histórias. 

E por sequência a montagem de vídeos curtos sobre os relatos apresentados e o acervo digitalizado. 

O acervo digital será disponibilizado às escolas e ficará à disposição para pesquisas, inclusive por meios eletrônicos que serão disponibilizados pela SEMCET. Os vídeos também serão apresentados no Museu Municipal como parte das Comemorações dos 89 anos de Emancipação Político-administrativa de Guajará-Mirim.

"Não existe uma história única , cada pessoa tem sua contribuição para história. Esses depoimentos nos ajudam a entender melhor a nossa cidade, além de deixar um legado importante para as próximas gerações. A partir de depoimentos dos pioneiros de Guajará-Mirim queremos apresentar outros olhares sobre a nossa cidade e a nossa gente", garante a secretária da Semcet Wisnete Ojopi.

A lista dos que serão entrevistados segue orientações dos próprios moradores que indicam na história apresentada a relevância de cada família ou indivíduo em determinada época de nossa cidade. 

A secretária e funcionários da SEMCET agradecem a todos os colaboradores que estão se colocando à disposição para ajudar neste projeto, que deixará um belo legado para as próximas gerações.
Fonte: O MAMORÉ com informações Semcet

Veja também:

Últimas Notícias

© Copyright 2019 Jornal O Mamoré | All Right Reserved