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Publicado em 3 de maio de 2019

Campus IFRO, Guajará-Mirim, realiza projeto “Leitura e Debate”

A ação visa propor uma reflexão atualizada sobre os conceitos e categorias espaço, cidadania, economia e política no atual momento democrático brasileiro.
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O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, realiza até o mês de junho o projeto “Leitura & Debate – Reflexões”.  A ação visa propor uma reflexão atualizada sobre os conceitos e categorias espaço, cidadania, economia e política no atual momento democrático brasileiro a partir do pensamento do geógrafo Milton Santos expresso no livro “O Espaço do Cidadão". Os encontros acontecem todas as sextas-feiras, na biblioteca do campus, e são abertos à comunidade.

Os encontros acontecem todas as sextas-feiras, na biblioteca do campus, e são abertos à comunidade

Segundo o coordenador do projeto, Professor Fábio Brito, “[...] nossa missão é a incessante busca por uma sociedade com plena consciência cidadã. Uma consciência universal! Uma sociedade consciente de seus direitos e da efetivação do bem comum. É nessa perspectiva que realizamos o Projeto Leitura & Debate, tendo como objetivo a leitura, reflexão e discussão sobre as ideias do Geógrafo Milton Santos”.
Umas das participantes do projeto é a Professora de Língua Portuguesa, Elizabete Ferraz. "O projeto nos proporciona conhecer as reflexões de um grande intelectual brasileiro de envergadura internacional. A partir da leitura de Milton Santos, compreendemos que a perda da cidadania é muito mais ampla do que poderíamos imaginar: está ligada à perda da individualidade, da privacidade, dos espaços públicos, do lazer, da cultura, da consciência de si mesmo", disse. 
Para a Professora de Sociologia, Maria das Graças, o Projeto Leitura e Debate proporciona interação entre os participantes, além de “[...] conhecimento de obras e autores fundamentais para o desenvolvimento do senso crítico e a desnaturalização de modelos de subordinação e exploração do cidadão”.
Carlos Bosquê, Professor de Artes do Campus Guajará-Mirim, explica que o projeto traz uma reflexão que surpreende os leitores sobre a atemporalidade que o autor Milton Santos apresenta como observador “[...] quando notamos os processos de alienação, sociedade de consumo, o lugar que ocupamos, os direitos. Os encontros estão sendo de grande valor para sensibilizarmos pela leitura que deve fazer parte de nossa cultura social.”
Outro professor que está participando da leitura compartilhada é Carlos André, que leciona História. “É simplesmente fantástico esse projeto de leitura da obra de Milton Santos, grande brasileiro que nos ajudou a repensar o mundo por meio de seu olhar crítico e bem elaborado. Debater suas ideias contidas nessa obra contribui de forma significativa para a construção de nossa verdadeira cidadania”, falou.  
Décio Keher, Professor de Filosofia, ressalta que “A primeira impressão vem, justamente, da pertinência da assertiva de Milton Santos sobre apontar com clareza que a alienação se sustenta quando percebemos o que nos divide e não identificamos o que nos une. Nesta esteira, o debate sobre o ‘Espaço cidadão’ oportuniza ouvir as mais diferentes vozes, ao tempo, que desvela as estruturas de dominação que são as fontes da degradação humana”.
Sobre o Projeto
O projeto Leitura & Debate – reflexões sobre “o espaço do cidadão” de Milton Santos é um convite à reflexão sobre os temas espaço, cidadania, economia e política. O modo como se organizam as redes e se hierarquizam as relações sociais, tanto quanto a distribuição de ambas no território e a fragmentação da sociedade, constituem um emaranhado ambicioso à compreensão do movimento da realidade em sua totalidade.
Desatar os nós para tal compreensão requer uma agenda de debates e reflexões dos temas que dinamizam esse movimento. Para tanto, foi proposta a leitura de um livro expoente que contempla as preocupações centrais do Geógrafo Milton Santos sobre a instituição da cidadania plena no Brasil. São elas: 1) submissão do modelo econômico ao cívico; 2) a discussão sobre o salário mínimo e os interesses a ele atrelado; 3) a tríade cidadania-cultura-território; 4) o uso do território; e 5) as desigualdades e distorções territoriais.
A partir da proposta interpretativa e reflexiva do pensamento de Milton Santos sobre a realidade brasileira, o projeto contemplará tanto a comunidade acadêmica interna quanto externa ao IFRO/Campus Guajará-Mirim. Não obstante, os temas propostos à discussão estão atrelados às competências atribuídas às Ciências Humanas, Sociais, Linguística, Letras e Artes para os Ensinos Médio, Técnico e Superior. Para mais informações sobre o projeto, acesse: https://debategjm.wordpress.com/   

Fonte: Assessoria

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