Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 20 de abril de 2019

Prédio da Casa do Índio passa por reforma e ampliação em Guajará-Mirim

Trabalhos iniciaram em fevereiro deste ano e devem terminar no final de julho. Obras ficaram orçadas em pouco mais de 1,139 milhão.
CONTINUA LOGO DEPOIS DA PUBLICIDADE


O prédio da Casa do Índio, que fica localizado às margens do rio Mamoré, em Guajará-Mirim (RO), cidade a pouco mais de 330 quilômetros de Porto Velho, passa por obras de reforma e ampliação. Os trabalhos começaram em fevereiro deste ano e devem terminar no final de julho. A sede da Coordenação Regional também está sendo reformada.
Reforma deve terminar em julho deste ano. 
Segundo o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Soares, a população indígena aumentou e o prédio não passava por reparos há 25 anos. Para ele, esses foram os principais fatores à reforma e ampliação do local.
"A gente precisa acomodar melhor os indígenas. A população passou a crescer e isso exigiu que os prédios fossem ampliados ou reformados. E com a reforma eles poderão ter uma melhor acomodação quando vierem a cidade", explicou João Soares.
Na época em que o prédio foi construído, na região de Guajará-Mirim existiam pouco mais de 2,5 mil índios. Após duas décadas, o número de indígenas dobrou e passou a ser de seis mil, sendo a maior população indígena de Rondônia.
Atualmente, exitem 46 aldeias e cerca de 25 etnias somente na região de fronteira com a Bolívia. Desses, cerca de 70% dos povos indígenas são ribeirinhos. Eles necessitam de seguirem ao município para realizarem algumas tarefas, entre elas a venda e compra de mercadorias.
Com a finalização da obra, os indígenas terão um espaço confortável, já que a ampliação do prédio contará com lavanderias, cozinha, banheiros e até mesmo um local para que seja realizada a feira indígena.
Além da Casa de Apoio Indígena, a Sede da Coordenação Regional será reformada. As obras juntas ficaram orçadas em pouco mais de 1,139 milhão.


Fonte: G1

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: