Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 15 de outubro de 2018

Coluna Almanaque: ARTISTAS E BANDIDOS

Por Fábio Marques
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por Fábio Marques
Numa conversa de boteco neste final de semana, um amigo comentou que nas cadeias e na vida bandida em geral se tem mais ética entre os marginais do que no meio político. E é a pura verdade. No submundo do crime existem leis que se os bandidos não cumprirem à risca, são mandados para o inferno sem dó nem piedade. No meio político todo mundo trai todo mundo, quem era inimigo vira amigo, o que importa são os interesses. Qual a diferença entre um fora-da-lei que mata uma pessoa para roubar, de outra que desvia dinheiro público que seria usado em equipagem de hospitais, remédios, médicos e enfermeiros e, por conseqüência, acaba matando pessoas que dependem deste aparato? Quem é o bandido nesta história?
##########
Li faz tempo numa revista antiga um artigo que falava que os brasileiros são corruptos desde crianças. Primeiro a mãe começa a enganá-los com uma pequena chantagem: se você não comer isso, não vai ganhar sobremesa. Esta forma de educar acaba criando um espírito de corrupção, de toma-la-da-cá, em vez de mostrar os valores nutricionais do alimento, que vai fazer bem para a saúde, para o crescimento etc... É preciso fazer mudanças nesta cultura. Educação começa em casa e não na escola. A escola foi criada para a formação.
##########
Partidos políticos como o PT e o PSDB, que antes tinham a mesma relação que existe entre o super-homem e a kriptonita, agora estão amigados e a plebe ignara embarca nesta canoa furada. A luta contra a corrupção, contra os desvios de verbas públicas sempre vai ser uma batalha desigual porque existe uma parcela não pensante do extrato social que negocia seu voto por qualquer espécie de migalha. Enquanto isto ocorre, as quadrilhas estatais avançam com mais afinco para manter esta massa de manobra sob açoite. E não se enganem não. Ganhando Haddad ou Bolsonaro, qualquer um destes insolentes vai ter que se sujeitar à tabuada política do MDB.
##########
O governo Lula foi um desastre? Claro que não. Avanços sociais houveram. Hoje se estampa na cara das pessoas mais carentes a auto-estima, a dignidade. Aliás, esta na minha opinião, a maior conquista do governo Lula e não do governo petista. O defeito do PT e também do próprio Lula foi a conivência com os casos de corrupção que tomaram de assalto o seu governo. Mensalão, Delúbio Soares, Marcos Valério, José Dirceu, José Genoíno, dólares na cueca, dinheiro em malotes, obstáculos à justiça para fazer o seu ofício de apurar as coisas. Isso são fatos que dispensam retratos.
##########
Por outro lado, o ídolo dos tucanos, Fernando Henrique, sempre foi um farsante. Posou de exilado político, coisa que nunca foi. Simplesmente evadiu-se do país para ser político de esquerda na Europa porque naquela época ser de esquerda era chique. Aposentou-se antes de completar 40 anos. Foi ingrato ao extremo com Itamar Franco que lhe deu uma boquinha no governo. Entregou estatais à preço de banana. Corrompeu o Congresso para conseguir a reeleição. O salário mínimo no seu mandato nunca chegou a Cem Dólares. Hoje está na faixa de 300. Outra coisa: arrogante pra cacete. À seu pedido, fui obrigado a esquecer tudo o que escreveu.
##########
Até sexta-feira, não quero falar nada sobre política. Mas para quem quiser discutir Roger Waters e Pink Floyd,estarei ao inteiro dispor.
Apoio Cultural:


Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: