Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 22 de setembro de 2018

Formatura e inauguração de trilha ecológica marcam aniversário do Batalhão

O 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS), ‘Batalhão Forte Príncipe da Beira’, completará no próximo dia 23, domingo, 86 anos de fundação, a comemoração foi antecipada durante formatura alusiva na manhã desta sexta-feira, 21.
CONTINUA LOGO DEPOIS DA PUBLICIDADE



A solenidade contou com a presença de autoridades, reservitas, alunos e comunidade
O 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS), ‘Batalhão Forte Príncipe da Beira’, completará no próximo dia 23, domingo, 86 anos de fundação, a comemoração foi antecipada durante formatura alusiva na manhã desta sexta-feira, 21.
Entrega do diploma de "Amigo do Batalhão"
Instalado no município de Guajará-Mirim/RO, o 6º BIS tem fundamental papel no desenvolvimento do município e sua contribuição continua sendo valiosa até os dias de hoje. Uma formatura marcou a solenidade de comemoração com a apresentação da tropa, oração do guerreiro, homenagem aos “Amigos do Batalhão” e o desfile dos ex integrantes do Batalhão, tropa e alunos do projeto Força no Esporte 2018. O coronel de Infantaria Fábio Pinheiro Lustosa, comandante do 6º BIS, presidiu a formatura, para ele a história do Batalhão soma-se a contribuição daqueles que de uma forma ou outra cumprem seu papel na sociedade. 
“Agradeço a presença dos alunos presentes na data tão importante para o Batalhão, salientando o quanto cada um pode fazer para que essas crianças em dez anos seja as crianças que estarão em forma, vestindo nosso uniforme camuflado. Agradeço também aos alunos e professores universitários do curso de Gestão Ambiental, da UNIR, que estão presentes, neste dia, 21, Dia da Árvore, na área de lazer de Sub Tenentes e Sargentos a inauguração de uma trilha ecológica”, destacou o comandante ao finalizar citando a história da Batalhão.
Receberam diplomas de “Amigo do Batalhão”:
Cícero Alves Noronha Filho, prefeito de Guajará-Mirim; Vereador Sérgio Roberto Bouez da Silva, presidente da Câmara de Vereadores; Coronel PM Claudemir Firmando Faller, ex comandante geral da Polícia Militar de Rondônia; Coronel Jorge Otávio Moraes Gomes, chefe do escritório FHE/Poupex – Porto Velho; Tenente Coronel PM Odinelson Gomes Braga, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar; Capitão Tenente Abdré Sant’Anna de Oliveira, comandante da Agência Fluvial da Marinha do Brasil em Guajará-Mirim; 1º Tenente Richard da Silveira Rodrigues, comandante do Destacamento de Controle no tráfego e do espaço aéreo de Guajará-Mirim; Tenente BM Josimar Ribeiro Bragado, comandante do Subgrupamento de Bombeiros Independente de Guajará-Mirim; Tenente Jones Soares de Souza, do Hospital da Guarnição de Porto Velho; Fredson Martins, diretor do Museu de Guajará-Mirim, representado pela sogra Lindonete Maria de Paula e filha; e Kelen Pich Hirdes, engenheira Civil.
Após a solenidade as autoridades e alunos do curso de Gestão Ambiental participaram da inauguração da Trilha na Selva, uma trilha ecológica com 750 metros de extensão, dentro da área do Batalhão, com parte da identificação botânica realizada por professores e alunos. Sendo esta a primeira trilha dentro da zona urbana no município de Rondônia, estiveram à frente do projeto os Doutores e professores da Unir, Rodolfho Granja e Ana Lucy Caprone.

História do Batalhão
6º Batalhão de Infantaria de Selva teve origem no Contingente Especial de Fronteira, criado por determinação do Ministério da Guerra, em vinte e três de setembro de mil novecentos e trinta e dois, com efetivo de trinta e três praças, ficando subordinado à Inspetoria de Fronteira Madeira Mamoré, sediada em Porto Velho. Em vinte e dois de novembro do mesmo ano, o grupamento se instalou efetivamente na cidade sob o comando do segundo Tenente Raimundo Zeno Ferreira.
Em dez de novembro de mil novecentos e trinta e cinco transfere-se para instalações próprias, onde hoje funciona o Círculo Militar Boinas Rajadas.
Em trinta de março de mil novecentos e cinqüenta e cinco, é transformado em Sexta Companhia Especial de Fronteira, até que em mil novecentos e cinqüenta e sete passa a ocupar suas atuais instalações.
Foi transformado em trinta e um de março de mil novecentos e setenta e sete em 6º Batalhão Especial de Fronteira, sendo que em dezenove de maio de mil novecentos e noventa e dois passou a ser denominado Comando de Fronteira Rondônia e Sexto Batalhão de Infantaria de Selva.
Em dezenove de setembro de mil novecentos e noventa e sete, recebeu o Estandarte e a designação histórica de “Batalhão Forte Príncipe da Beira”, conforme publicado no Boletim do Exército da mesma data, e publicado no Boletim Interno do Sexto BIS em treze de outubro de mil novecentos e noventa e sete.
O 6º Batalhão de Infantaria de Selva é constituído pelo Estado-Maior, uma Companhia de Comando e Apoio, duas Companhias de Fuzileiros de Selva e uma Base Administrativa, além do Primeiro Pelotão de Fuzileiros de Selva Destacado no Forte Príncipe da Beira, na Cidade de Costa Marques.
Atualmente o Comando de Fronteira – Rondônia / 6º Batalhão de Infantaria de Selva é comandado pelo Coronel de Infantaria Fábio Pinheiro Lustosa.
Fonte: O MAMORÉ
Fonte: Histórico 6º BIS















































































Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: