Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 15 de agosto de 2018

Soldado do Exército cria desenhos em muros das ruas de Guajará-Mirim

Um jovem de 21 anos tem transformado muros brancos em uma linha do tempo que conta a história do Brasil e do Exército Brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um jovem de 21 anos de Guajará Mirim (RO), cidade a pouco mais de 330 quilômetros de Porto Velho, tem transformado muros brancos em uma linha do tempo que conta a história do Brasil e do Exército Brasileiro. O soldado da força armada Luis Noza Santos trata a arte como se fosse uma exposição a céu aberto.
Nem o calor atrapalha a criatividade de quem já nasceu com o dom para desenhar. Com habilidade herdada pelo pai, o primeiro rabisco foi ainda na pré-escola. O que protege o desenhista do sol de 35ºC de Rondônia é uma tenda improvisada.
 “Estou tendo a oportunidade de desenhar obras que só via em livros de história”, disse o artista.
Boa parte dos moradores já conhecem os desenhos. Noza, como é conhecido popularmente, costuma ser contratado para retratar momentos em família que, na maioria das vezes, viram quadros moldurados.
Uma das obras de Luis Noza.  (Foto: Reprodução/ Ariel Argobe)
Uma das obras de Luis Noza.
Mas, dessa vez, os rabiscos foram parar em muros, o que tem gerado visibilidade e reconhecimento a ele. “As pessoas passam por aqui, olham os desenhos e sempre perguntam se eu sou daqui mesmo. Elas ficam impressionadas”, conta o artista.
Soldado há três anos, ele divide o tempo entre a pintura e o Exército. Mas, surgiu a oportunidade de unir as duas coisas. Ele ganhou do coronel do batalhão onde trabalha 100 metros de muro de um prédio de 1932. No passado, foi a primeira instalação de contingente de fronteira.
Sem hesitar, Noza aceitou. Graças ao “presente”, seu trabalho já virou cartão postal da cidade. “Tem sido uma experiência muita intensa. Vejo as pessoas reconhecendo meu trabalho, agradeço muito essa oportunidade”.

Projeto
Cada pincelada de Luis proporciona uma viagem no tempo. O projeto ganhou o nome “Um Passeio pela História do Brasil e do seu Exército”.
Segundo o coronel Fábio Pinheiro Lustosa, do 6º Batalhão de Infantaria e Selva, o trabalho do jovem é uma forma de relembrar a história do Brasil.
“Além de ressaltar a história do Exército Brasileiro. Essas obras presenteiam a cidade com arte”, explicou o coronel.
Do lado direito do muro, os desenhos registram momentos do passado, como independência do Brasil, Proclamação da República, Batalha dos Guararapes, Guerra do Paraguai e Segunda Guerra Mundial. Também há ilustração de acontecimentos não tão antigos assim, como a Missão de Paz no Haiti e a abertura da BR 163 de Cuiabá a Santarém.
Muro já finalizado pelo artista Luis Noza
Noza planeja, agora, o lado esquerdo do muro. A previsão é que termine de pintar no dia 22 de agosto, em comemoração ao Dia do Soldado. “Meu sonho é ter a oportunidade de aprimorar minhas técnicas e, um dia, viver disso”, concluiu.

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: