Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 14 de junho de 2018

Dr. Neidson participa do Diálogo de Fronteira realizado pelo governo do Estado e Neifro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na terça-feira (12), no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, o deputado Dr. Neidson (PMN) participou do encontro ‘Diálogo de Fronteira - Rondônia, Beni e Pando’. O evento, que reuniu autoridades do Brasil e da Bolívia, foi coordenado pelo governo do Estado, por meio do Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (Neifro).

O encontro teve como objetivo promover o intercâmbio entre os dois países e discutir as políticas públicas voltadas à fronteira de Rondônia.

Como representante da Assembleia Legislativa, Dr. Neidson é membro da Mesa da Irmandade, criada há cinco anos para discutir e dar andamento às questões bilaterais de interesse mútuo, como comércio, segurança, saúde, educação, meio ambiente e tecnologias de produção agropecuária.

Segundo o deputado, a Mesa da Irmandade conseguiu trazer a Porto Velho, além do cônsul da República da Bolívia em Guajará-Mirim, Alexsander Gusman, o diretor do Departamento de Fronteira, Cristian Erik, o vice-reitor da Universidade do Beni, Jesus Rivero e os deputados Fruto Ruiz e José Antonio Oyola, ambos do Beni.

Na ocasião, Dr. Neidson defendeu o projeto de estágio prático do curso de Medicina, no caso o último ano do curso, na Universidade Federal de Rondônia (Unir), dando solução para o maior entrave dos estudantes brasileiros na Bolívia, assim como o intercâmbio de professores dos dois países.

“Também foi solicitado que as vagas disponíveis no curso de Engenharia de Pesca ministrado pela Unir, no município de Presidente Médici possam ser abertas a estudantes bolivianos. Como seria o método de classificação desses alunos ainda será discutido pela Mesa da Irmandade”, explicou o deputado.

O valor da passagem paga por alunos de Guajará-Mirim que estudam em Guayamerin, na Bolívia foi outro aspecto discutido. De acordo com o deputado, uma reunião com as cooperativas de transporte de passageiros será marcada em Guajará-Mirim para tratar do assunto e tentar um acordo que vise à redução dos custos dos estudantes.

Sobre o comércio, Dr. Neidson explicou que a paralisação do Porto de Guajará-Mirim foi a principal pauta discutida. O deputado informou que o governador Daniel Pereira (PSB) participará de uma reunião com a bancada federal de Rondônia e o Itamarati, em Brasília, nesta quinta-feira (14), para tratar do desbloqueio do porto.

O parlamentar também informou que, em relação à segurança pública, foi comentado sobre a questão da devolução de produtos roubados em um país e apreendidos em outro. “Vamos supor que um carro é roubado em Porto Velho, apreendido em Guayaramerin e a polícia de lá devolve para a polícia de cá. É esse relacionamento que queremos manter”, explicou o deputado.

Dr. Neidson destacou que de 18 a 31 de junho, o governo de Rondônia oferecerá um curso de Inteligência Avançada para a polícia boliviana.

“E esses intercâmbios acontecerão, não só no âmbito da segurança pública, mas em todos os setores onde Rondônia, Beni e Pando tenham interesses mútuos no atendimento às suas demandas”, concluiu o deputado.

ALE/RO – Juliana Martins
Fotos: Assessoria

Curta a Página do Dr. Neidson no Facebook

Enviar

Jéssica Melo

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: