Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 22 de maio de 2018

Sessão Solene para entrega de Voto de Louvor aos ferroviários da EFMM

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Proposta pelo deputado Dr. Neidson (PMN), a Sessão Solene desta segunda-feira (21), foi realizada para a entrega de Voto de Louvor aos ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). A solenidade aconteceu no Plenário da Ass
embleia Legislativa.

Antes do início dos pronunciamentos, dois vídeos retratando a história da EFMM foram apresentados aos convidados e demais participantes da solenidade. Após a apresentação, Dr. Neidson deu início a solenidade dando boas vindas a todos os participantes.

O deputado explicou que a homenagem é o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelos ferroviários e que, segundo Dr. Neidson, contribuíram com o crescimento econômico e cultural de Rondônia.

“Mas acima de tudo, representam a história viva da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Essa é uma homenagem mais do que merecida”, frisou o deputado.

Dr. Neidson destacou que a EFMM foi a 15ª ferrovia a ser construída no país, tendo suas obras executadas no período entre 1907 a 1912. O deputado ressaltou que a EFMM foi responsável pela criação dos municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim.

“Na época, Persival Farquhar queria deixar a EFMM como seu cartão de visita, pois ninguém acreditava que seria concluída, em razão do número de mortes durante sua construção. Ela foi concluída, mas, lamentavelmente, os trens estão parados”, disse Dr. Neidson.

O deputado disse acreditar que a EFMM ainda voltará a funcionar. Dr. Neidson disse que é preciso a união das forças políticas e dos ferroviários para a realização de um trabalho em prol do retorno das atividades na EFMM.

Dr. Neidson destacou que um recurso no valor de R$ 500 mil, foi destinado pela usina ao Iphan, para a recuperação da máquina de Guajará-Mirim, porém, segundo o deputado, a burocracia dificultou a utilização do recurso.

“E desde 2014 esse recurso não foi aplicado. Mas acreditamos que um dia conseguiremos restaurar a EFMM, que o grande anseio de todos nós e de todos os ferroviários. Que ela volte a funcionar e seja um ponto turístico para nosso Estado”, declarou Dr. Neidson.

José Bispo de Morais, presidente da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré disse se sentir muito satisfeito em poder participar de uma solenidade que, segundo ele, é extremamente gratificante para os ferroviários.

“Se todos os políticos tivessem essa sensibilidade, nós estaríamos em uma situação muito melhor”, declarou José Bispo que agradeceu o parlamentar e lembrou o nome de outros trabalhadores com quem trabalhou na época, quando tinha 17 anos.

George Teles de Menezes, vice-presidente da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, parabenizou Dr. Neidson pela iniciativa e a todos os homenageados. Ele falou sobre a importância de tornar a associação de utilidade pública para o levantamento de recursos para a reconstrução do Complexo Ferroviário.

Menezes disse acreditar que a revitalização do Complexo chegará no momento certo pois, segundo, ainda existem R$ 23 milhões para serem investidos, fruto de compensação da Santo Antônio Energia para serem utilizados.

Luiz Leite de Oliveira, presidente dos Amigos da Madeira Mamoré, iniciou seu pronunciamento ressaltando que a EFMM é considerada a ferrovia a vapor mais importante do mundo. Após elencar acontecimentos da época em que a ferrovia estava e de repudiar os prejuízos causados pelas usinas hidrelétricas, ele defendeu que não se deve falar em revitalização, mas sim, em reativação e tombamento.

“O resto é trapaça da Prefeitura de Porto Velho. Estão destruindo a maior referência mundial de uma locomotiva à vapor, e isso não podemos mais permitir. A Associação Madeira Mamoré não acabou, é ela que está impedindo esses trapaceiros a acabarem de vez com a Estrada de Ferro. Esse é o plano e eles têm grana pra isso, as usinas estão aí para fornecerem essa grana”, concluiu Oliveira.

Após os pronunciamentos Dr. Neidson fez a entrega do Voto de Louvor a todos os homenageados e agradeceu à presença de cada um a solenidade. Alguns homenageados também agradeceram o deputado e reforçaram a necessidade da união forças para a reativação da EFMM.

Juliana Martins

Curta a Página do Dr. Neidson no Facebook

Enviar

Jéssica Melo

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: