Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 25 de maio de 2018

Dia do Patrono da Armada de Infantaria é comemorado pelo 6º BIS

A solenidade ocorreu na manhã, no pátio Forte Príncipe da Beira, onde também foi realizada a entrega da boina rajada aos soldados incorporados no corrente ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O Comando de Fronteira de Rondônia, 6º Batalhão de Infantaria de Selva, relembrou o dia 24 de maio, data comemorada em todo o País, a figura do patrono da arma de Infantaria, Antonio de Sampaio, o Brigadeiro Sampaio, nascido no dia 24 de maio de 1810. Autoridades civis, militares e religiosas, além da comunidade em geral estiveram presentes durante a solenidade que ocorreu na manhã desta quinta-feira, no pátio Forte Príncipe da Beira, onde também foi realizada a entrega da boina rajada aos soldados incorporados no corrente ano.
Ao Comandante Coronel Fábio Pinheiro Lustosa a tropa foi apresentada pelo Tenente Coronel Robson, subcomandante do Comando de Fronteira/6º BIS. A Infantaria brasileira, representada pelas vestimentas ao lado do busto do Brigadeiro Sampaio, Infantaria Paraquedista, Infantaria de Montanha, Infantaria Leve, Infantaria Blindada, Infantaria de Caatinga e Infantaria de Selva. Após a oração do Infante, precedida pelo 3º Sargento Badoco, o comandante depositou um arranjo de flores junto ao busto do Brigadeiro Sampaio.
A cerimônia de entrega da boina aos 150 soldados incorporados no corrente ano iniciou com a entrega da boina e prêmios aos soldados que se destacaram neste período. Destaque do período básico: soldado EV Kadson; soldado EV Ítalo; soldado EV Laranjeiras e soldado EV Valdenir.
Destaque do estágio básico de combatente de selva: soldado EV Kadson, soldado EV Gallina, soldado EV Laranjeiras e soldado EV Valdenir.
O destaque geral do estágio básico de combatente de selva foi do soldado EV Ítalo. Os soldados concluíram com aproveitamento o período de instrução individual básica, ocasião onde os recrutas colocaram em prática os conhecimentos adquiridos, a conclusão ocorreu com a entrega das boinas aos soldados.
Ao som da Banda de Música do 6º BIS a tropa desfilou e dando encerramento a solenidade que contou com a ilustre presença do Tenente Caetano, 94 anos, que combateu nos campos da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

24 de maio
Essa data foi escolhida em homenagem ao Patrono da Arma, o Brigadeiro Antônio de Sampaio. Filho de Antônio Ferreira de Sampaio e Antônia Xavier de Araújo, Sampaio nasceu em uma família humilde, no dia 24 de maio de 1810, em Tamboril, Ceará.
Ainda jovem, aos 20 anos de idade, alistou-se voluntariamente como praça no então 22º Batalhão de Caçadores, em Fortaleza, e alcançou, por mérito, todos os postos da carreira. Sua principal atuação foi na Guerra do Paraguai, já como Brigadeiro, quando comandou a 3ª Divisão do Exército Imperial, a famosa Divisão Encouraçada, que possuía, em suas Brigadas, os tradicionais Batalhões Treme-Terra, Arranca-Toco e Vanguardeiro. Esses nomes são lembrados, como forma de homenagem, nas companhias do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras.
Durante a Batalha de Tuiuti, a maior batalha campal travada na América do Sul, Sampaio foi gravemente ferido no dia do seu aniversário. O militar foi transportado para Buenos Aires, vindo a falecer a bordo do vapor Eponina, antes de sua chegada à Capital argentina.
Homem íntegro, destacou-se, principalmente, por cultuar valores, como a tenacidade, a abnegação e o estoicismo. Por seu exemplo de militar e de cidadão brasileiro, foi declarado, em 1928, Patrono da Infantaria da Escola Militar do Realengo, por iniciativa do Primeiro-Tenente Humberto de Alencar Castelo Branco. Posteriormente, foi reconhecido como Patrono de toda a Infantaria do Exército Brasileiro.
Fonte: O MAMORÉ
Veja mais imagens:























































































































 

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: