Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 3 de fevereiro de 2018

Produtores de Guajará-Mirim recebem mudas de café clonal - Vìdeo

A solenidade de entrega de 29.200 mudas de café clonal a 13 produtores rurais do município de Guajará-Mirim ocorreu na manhã desta quinta-feira, 01.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



 Autoridades e agricultores durante entrega de mudas
A solenidade de entrega de 29.200 mudas de café clonal a 13 produtores rurais do município de Guajará-Mirim ocorreu na manhã desta quinta-feira, 01. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagrip), realizando nas dependências do viveiro o ato de entrega que contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, entre elas do secretário estadual de Agricultura, Evandro Padovani, do Secretário-Subchefe Waldemar Cavalcante de Albuquerque Filho, do deputado estadual Dr. Neidson Soares, do prefeito municipal Cícero Alves de Noronha Filho, da secretária regional de Estado no município Genilda Flores, de alguns vereadores, secretários, acadêmicos e professores do Curso de Gestão Ambiental do Campus de Guajará-Mirim/UNIR e produtores.
Parceria
Segundo o secretário municipal de Agricultura (Semagrip), Francisco Osvaldo Gonçalves Dias, e o engenheiro agrônomo responsável pelo projeto, Fábio Ferreira da Silva, a entrega das mudas de café foi realizada graças à parceria da Semagrip com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).
“Estamos entregando as mudas para os produtores de Guajará-Mirim, o nosso objetivo é alavancar a produção agrícola no município e para isso contamos com o apoio do Governo do Estado, de parcerias como os alunos e do Departamento Acadêmico de Ciências Sociais e Ambientais – DACSA. Todos somaram forças para que as mudas chegassem até o município, como o esforço do subchefe Waldemar que dispôs do transporte, o deputado Neidson com seus esforços. Sem essas parcerias não teria sido possível alavancar tamanho projeto”, disse o agrônomo Fábio. A preparação do solo para receber o plantio do café aos beneficiados será outra etapa a ser acompanhada pela Semagrip.
O secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, informou que os investimentos na aquisição de mudas pelo governo de Rondônia é fruto da segunda etapa do “Programa Plante Mais” que visa o fortalecimento da agricultura familiar. “No ano passado, foram entregues 29 mil mudas aqui, este ano estamos entregando 82 mil”, disse Padovani.
Já o prefeito Noronha ressaltou as parcerias para concretização da primeira parte entregue.
O deputado Neidson disse que está a disposição da comunidade, ‘cobrar’ é com ele mesmo, enaltecendo quando foi preciso cobrar da Seagri, assim como do próprio governador benfeitorias para o município. “Essa foi a segunda etapa, a primeira foi o calcário”, disse ele
O vereador Augustinho Figueiredo as cobranças foram necessárias para que o projeto estivesse concretizado no município, bem como o segundo passo com a entrega de mais mudas para atender uma quantidade maior de moradores da zona rural do município.
A presidente da Associação dos Produtores Rurais da Comara, Nívea Nascimento Ribeiro, agradeceu as autoridades e disse estar feliz com a entrega das mudas que possibilitará mais um meio de sobrevivência para seus colegas que vivem da produção de suas terras.
Mais 55 mil mudas atenderá na segunda etapa 25 agricultores do município de Guajará-Mirim, a data ainda não foi divulgada.
Assista o vídeo da matéria:
Fonte: O MAMORÉ

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: