Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 21 de fevereiro de 2018

Dr. Neidson é nomeado vice-presidente de Frente Parlamentar lançada na Unale

Deputado integra Frente que defenderá direitos das pessoas com Epilepsia no Brasil
CONTINUA LOGO DEPOIS DA PUBLICIDADE


Com foco no segmento da saúde pública, a Unale realizou na manhã de segunda-feira (19), o lançamento da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos das Pessoas com Epilepsia (Fpidp), na sede da entidade, em Brasília. O deputado Dr. Neidson (PMN) foi nomeado vice-presidente da frente.

“Formamos essa Frente Parlamentar para podermos cobrar dos governos federal e estaduais, políticas públicas voltadas aos direitos das pessoas com Epilepsia no Brasil e fazer com que os Estados possam oferecer assistência integral aos pacientes nessa situação”, enfatizou Dr. Neidson.

Além da posse dos membros, foi realizada a primeira reunião de trabalho da Pasta, onde foram tratados os projetos e ações previstas para o ano de 2018. Com o início dos trabalhos nas 27 Casas Legislativas do Brasil, a Frente tem como objetivo principal disseminar o debate acerca da Epilepsia em âmbito nacional.

O parlamentar explicou que a Epilepsia é uma doença psíquica crônica que ocorre através da agitação da atividade cerebral, provocando quadros convulsionais, o que pode levar à perda temporária de consciência e outros malefícios físicos, se não for devidamente tratada.

“É importante divulgarmos a Epilepsia, seus efeitos, sintomas, causas, o que fazer para ajudar uma pessoa em crise e, acima de tudo, conscientizar a população de que não é uma doença transmissível, muito menos pela saliva produzida durante a convulsão, como muitas pessoas acreditam. Esse preconceito precisa acabar”, defendeu o deputado.

De acordo com Dr. Neidson, palestras relevantes para o aprofundamento do tema foram realizadas ao longo da manhã, como ‘Direito à Vida – a luta por medicamentos’ e ‘Garantia de Direitos’. Durante a reunião também foram apresentados projetos de lei que poderão ser adotados em todos os Estados.

Os protagonistas do documentário ‘Ilegal’, Norberto Fischer e Katiele Fischer, referências nacionais de pais que lutam pela liberação do canabidiol, medicamento que utiliza como base a cannabis sativa (maconha), contaram os desafios enfrentados e como conseguiram de forma legal a medicação para a filha que sofre da doença.

“Nós também iremos aprofundar essa questão e lutar para que esse medicamento seja regulamentado e liberado, definitivamente, para auxiliar no tratamento da epilepsia no Brasil”, destacou Dr. Neidson.

Para o presidente da Frente, deputado Rodrigo Delmasso (Podemos-DF), é de suma importância à mobilização política dos representantes nos estados sobre o tema, porque “desta forma se amplia a conscientização e é possível propor programas de saúde voltados ao atendimento das pessoas com epilepsia”.

A Frente é composta por deputados de diferentes estados que se dedicam à tratativa do tema, tendo como presidente o deputado distrital Rodrigo Delmasso e como secretária, a deputada Roseli Matos (PP-AP).

Enviar

Redação

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: