Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 21 de fevereiro de 2018

Dr. Neidson é nomeado vice-presidente de Frente Parlamentar lançada na Unale

Deputado integra Frente que defenderá direitos das pessoas com Epilepsia no Brasil
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com foco no segmento da saúde pública, a Unale realizou na manhã de segunda-feira (19), o lançamento da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos das Pessoas com Epilepsia (Fpidp), na sede da entidade, em Brasília. O deputado Dr. Neidson (PMN) foi nomeado vice-presidente da frente.

“Formamos essa Frente Parlamentar para podermos cobrar dos governos federal e estaduais, políticas públicas voltadas aos direitos das pessoas com Epilepsia no Brasil e fazer com que os Estados possam oferecer assistência integral aos pacientes nessa situação”, enfatizou Dr. Neidson.

Além da posse dos membros, foi realizada a primeira reunião de trabalho da Pasta, onde foram tratados os projetos e ações previstas para o ano de 2018. Com o início dos trabalhos nas 27 Casas Legislativas do Brasil, a Frente tem como objetivo principal disseminar o debate acerca da Epilepsia em âmbito nacional.

O parlamentar explicou que a Epilepsia é uma doença psíquica crônica que ocorre através da agitação da atividade cerebral, provocando quadros convulsionais, o que pode levar à perda temporária de consciência e outros malefícios físicos, se não for devidamente tratada.

“É importante divulgarmos a Epilepsia, seus efeitos, sintomas, causas, o que fazer para ajudar uma pessoa em crise e, acima de tudo, conscientizar a população de que não é uma doença transmissível, muito menos pela saliva produzida durante a convulsão, como muitas pessoas acreditam. Esse preconceito precisa acabar”, defendeu o deputado.

De acordo com Dr. Neidson, palestras relevantes para o aprofundamento do tema foram realizadas ao longo da manhã, como ‘Direito à Vida – a luta por medicamentos’ e ‘Garantia de Direitos’. Durante a reunião também foram apresentados projetos de lei que poderão ser adotados em todos os Estados.

Os protagonistas do documentário ‘Ilegal’, Norberto Fischer e Katiele Fischer, referências nacionais de pais que lutam pela liberação do canabidiol, medicamento que utiliza como base a cannabis sativa (maconha), contaram os desafios enfrentados e como conseguiram de forma legal a medicação para a filha que sofre da doença.

“Nós também iremos aprofundar essa questão e lutar para que esse medicamento seja regulamentado e liberado, definitivamente, para auxiliar no tratamento da epilepsia no Brasil”, destacou Dr. Neidson.

Para o presidente da Frente, deputado Rodrigo Delmasso (Podemos-DF), é de suma importância à mobilização política dos representantes nos estados sobre o tema, porque “desta forma se amplia a conscientização e é possível propor programas de saúde voltados ao atendimento das pessoas com epilepsia”.

A Frente é composta por deputados de diferentes estados que se dedicam à tratativa do tema, tendo como presidente o deputado distrital Rodrigo Delmasso e como secretária, a deputada Roseli Matos (PP-AP).

Enviar

Redação

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: