Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 19 de fevereiro de 2018

Coluna Almanaque - UM BRASIL MELHOR PARA TODOS

Por Fábio Marques
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por Fábio Marques
Aproveito o período de férias para colocar em dias minha leitura. Estou relendo com muito proveito o livro O Brasil Tem Cura, da jornalista Rachel Sheherazade. Um livraço, diga-se de passagem. Um check-up bem abalizado dos principais problemas que afetam a todos nós com propostas e soluções viáveis e plausíveis para saná-los. É possível vislumbrar um Brasil melhor para todos se cada um fizer a sua parte. Se todos passarem a trabalhar suas atitudes com correção e justiça sem pensarem em vantagens pessoais, nosso país tem tudo para emplacar como uma das maiores potências mundiais. Pelo contexto deste manual de sociologia, tudo depende de nossas escolhas. Se o Brasil está na contramão, é sinal de que o povo escolhe mal. Então é preciso consertar tudo isso que está aí desde priscas épocas, a começar por nós mesmos.
##########
Para a jornalista, a corrupção não se restringe aos políticos. “No Brasil, os corruptos somos nós! Nós que avançamos o sinal de trânsito, que fazemos “gato” para economizar energia, que furtamos o sinal da TV a cabo, que compramos produtos roubados, que tiramos proveito de qualquer situação em prejuízo dos outros”. Pura verdade. O problema desta erva daninha que de forma sub-reptícia vem minando os valores da sociedade vai muito além da corrupção ser uma mal em si mesma. A certeza da impunidade é que incentiva tais práticas. A mesma certeza que sente o guarda de trânsito quando aceita dinheiro do motorista bêbado, o policial que recebe do gerente da boca-de-fumo, o fiscal da receita que fecha os olhos, mas ganha umas cervejas, o médico que cobra por fora de pacientes carentes e o radialista que se cala depois que dá um tapa risonho na bufunfa.
##########
Em outra sentença a autora detona: “A corrupção é o câncer que nos corrói, desde o jeitinho brazuca de enfrentar problemas do dia-a-dia até os altos desvios da política. Mas na política é que a coisa fica mais nojenta. O dinheiro sempre vai ser a lógica e o espírito dos políticos corruptos”. Outra verdade que dispensa prova em juízo. Afinal, quem não tem dinheiro não tem razão. Isto sem contar a sedução carnal destes escrotos por cargos de comissão. O cunhado quer ser chefe daquele órgão, o mais chegado já vislumbra aquele outro, o apoiador de campanha quer sua esposa na secretaria de alguma coisa, o puxa-saco quer ser o chefe do setor de caçambas e patrolas, o pai da amante quer gerenciar o hospital. Os acordos quase sempre se realizam na calada da noite com direito a uísque Buchanans e regabofes que se anunciam à mesa como bons pratos. Se bem que bom prato, como dizia um grande poeta, é aquele que faz bosta.
##########
Aquela história de que cada povo tem o governo que merece tem causa e efeito no livro de Rachel Sheherazade. O eleitor nada mais é do que o espelho daqueles a quem elege. Se você votou em tranqueiras para governar sua cidade, não tem porque reclamar depois. O culpado é você. Afinal, a burrada foi produto de sua escolha. Portanto, tem que agüentar as conseqüências calado.
##########
O livro O Brasil Tem Cura, da jornalista Rachel Sheherazade é impresso pela Editora Mundo Cristão, mas também se encontra à disposição nos melhores sites de venda ao público da Internet.
Apoio cultural:  

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: