Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 4 de dezembro de 2017

Seminário aborda temas para a sobrevivência de extrativistas da Resex Rio Ouro Preto - Vìdeo

Objetivando meios de sobrevivência que possam orientar os extrativistas que nasceram e vivem na Resex Rio Ouro Preto, foi realizado Seminário, abordando os temas Manejo Florestal de Base Comunitária e Manejo de jacarés.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O Seminário contou com a participação de extrativistas e representantes de entidades
Objetivando meios de sobrevivência que possam orientar os extrativistas que nasceram e vivem na Reserva Extrativista Rio Ouro Preto (Resex Rio Ouro Preto), situada na Zona Rural do município, foi realizado Seminário na manhã desta sexta-feira, 01, abordando os temas Manejo Florestal de Base Comunitária e Manejo de jacarés. O evento foi coordenado pela gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Plenário da Câmara Municipal. A coordenadora regional do ICMBio, Simone Nogueira dos Santos, esteve participando do seminário.
Em meados de setembro, o vereador Augustinho Figueiredo (PDT) propôs uma audiência pública para discutir as necessidades dos extrativistas da Resex do Rio Ouro Preto, tendo a participação de representantes de entidades e moradores. Os moradores e representantes solicitaram a disponibilidade de um profissional que repassasse conhecimentos de manejo e meios que pudessem possibilitar sobreviver com recursos da região. O gestor da Resex, Albino Batista Gomes, tomou a frente e concretizou a reivindicação dos extrativistas, com a realização do Seminário durante toda a manhã.
A Resex do Rio Outro Preto tem 204.631,55 hectares, com diploma legal de criação Decreto nº 99.166 de 13 de março de 1990, está localizada nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré/ RO e integra o maior bloco de área protegida do Estado. A partir de Guajará-Mirim, chega-se à Reserva pelos rios Mamoré e Ouro Preto ou por estrada, através de um ramal de 40 km que leva até o “Lago do Pompeu” às margens do rio Ouro Preto, possui vasta riqueza natural e objetivando meios de sobrevivência o Seminário abordou dois temas: Manejo Florestal de Base Comunitária e Manejo de crocodilos (jacarés). Carlos Eduardo abordou o assunto manejo, onde os participantes puderem tirar dúvidas e obter sugestões. O segundo tema sobre o manejo de jacaré foi relatado pelo analista ambiental do ICMBio, Cristiano Andrey Souza do Vale, lotado a 10 anos na Reserva Extrativista do Lago do Cuniã. Apontando como uma das cadeias de valor do Lago Cuniã, em Porto Velho/RO, o projeto existe a 14 anos, passo a passo do funcionamento do projeto foi o tema da palestra do analista, que não descartou a possibilidade de implantar o manejo do jacaré Açu na região do Rio Ouro Preto, porém após pesquisa, análise, normas a serem seguidas e enfatizou que é preciso ter a organização comunitária.
Para a coordenadora regional do ICMBio, Nogueira dos Santos, foi satisfatório a realização do evento, onde foi apresentado conhecimentos e esclarecimentos aos extrativistas e representantes, como licenciamento, as diversas fases do manejo comunitário.
Ademir Melo Uchôa, representante da Organização dos Seringueiros de Rondônia, disse que o evento foi um clamor da comunidade e atendido pelos idealizadores. “A nossa esperança é muito grande!”, salientou ao se referir ao almejo da comunidade da reserva em trabalhar legalmente com meios que a região oferece. Salientando que acredita no manejo de jacaré na região, devido à grande demanda de animal existente.
Com muito entusiasmo falou o gestor da Resex, Albino Batista, sobre a possibilidade de geração de emprego e renda em uma área de conservação e ao mesmo tempo preservar, beneficiando não somente os extrativistas, mas para os moradores do município de Guajará-Mirim. “É uma possibilidade também que os extrativistas voltem para a reserva, fixem na reserva e melhorem sua condição de vida e sua renda”, salientou.
Confira a matéria em vídeo:
 Fonte: O MAMORÉ

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: