Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 8 de dezembro de 2017

Coluna Almanaque - A VERDADE POR TRÁS DOS FATOS

Por Fábio Marques
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por Fábio Marques
Algumas palavras estão tão centradas em minha cabeça que acredito que se existir alma, é na consciência da alma que elas se alimentam todos os dias. Meu saudoso pai era um homem de poucas palavras, mas era um homem de bom coração. Foi meu pai quem me disse a seu modo palavras que mesmo que eu quisesse jamais irão me abandonar. Falou-me sobre honra de maneira rústica, mas de tal forma que assim como ninguém pode viver sem respirar, também não posso viver sem este exemplo. Ao saber que eu havia dado “catrepe” num gibi da banca do velho Chico Paca, depois de me dar uma surra me disse: “Homem que é homem não mente e não rouba. O homem que mente e rouba pode até viver numa boa, mas será uma vida sem honra. Quem mente e quem rouba pode até ficar rico, mas jamais vai ter a confiança de ninguém porque todo mundo vai saber que ele não passa de um mentiroso e de um ladrão”.
Talvez tenham sido estas palavras que me levaram a escrever. E em todos os meus escritos, tenho sempre buscado denunciar a verdade que se oculta por detrás dos fatos impostos goela-abaixo pelos homens sem honra. É claro que já escrevi coisas das quais hoje me arrependo, mas juro que quando escrevi achava que fossem verdades. Outras vezes disse verdades que não deveriam ser ditas, porque além de não beneficiar ninguém, prejudicou algumas pessoas. Mas de lá para cá nunca traí meu pai em momento algum.
Notícias da semana: Clientes da Eletrobras, além de herdarem dívida ficam sem energia; Problema da falta de água já virou sacanagem; Radialista diz que não há problema de falta de água e que tudo é intriga da oposição; Imprensa do rádio anuncia que na cidade vai tudo às mil maravilhas; Al Qaeda quer que Donald Trump se converta ao Islamismo e implante regime Talebã nos “Istêites”; Assessor de deputado é flagrado com cocaína em ônibus; Dono de empresa diz que na prefeitura quem manda é ele; e vou parando por aqui porque vou vomitar...
O pior é que essas notícias são dadas pela nossa imprensa sem nenhuma explicação, sem nenhuma reflexão. O que é que está ocorrendo com a nossa imprensa meu Deus do céu? Os políticos, os coronéis, os empresários, os puxa-sacos, os secretários roubam, mentem, mudam de partido e a nossa imprensa trata tudo isso como se fizesse parte do contexto, como se fizesse parte do negócio.
Na época em que os homens tinham alguma nobreza na alma, o fio do bigode falava pelas palavras. Naquela época a coisa era assim. É claro que naqueles tempos também tínhamos ladrões, mas em comparação com os de hoje não passavam de pés-de-chinelos. E naquela época uma boa parcela dos homens públicos tinha vergonha na cara. Tinham honra.
Não sei dizer como é a vida de um patife, pois jamais convivi com um patife. Meus amigos, todos conhecem, são todos gente boa. Mas acho que conviver com um patife ou ser obrigado pela força do contrato ou pelo poder da moeda a puxar o saco dos mesmos, é coisa que rebaixa ao nível mais lacaio e nojento o caráter de qualquer um, que desonra até o mais ignorante e obtuso ser humano.
Apoio Cultural:


Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: