Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 17 de dezembro de 2017

70 crianças e adolescentes participam de formatura do Bombeiro Mirim

O projeto visa o aprendizado nas práticas de cidadania, primeiros socorros e salvamento
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



70 integrantes da 14ª turma do Projeto Social Bombeiro Mirim participaram da cerimônia de formatura nessa quarta-feira, 13, na sede do 5º Subgrupamento de Bombeiros/1º GB, em Guajará-Mirim/RO. Segundo Comandante do Corpo de Bombeiros de Guajará-Mirim, 2º Tenente BM Josimar Ribeiro Bragado, foram aproximadamente seis meses de curso, envolvendo práticas de cidadania, primeiros socorros e salvamento. O projeto contou com alunos de 12 a 14 anos matriculados, destas 11 vagas foram destinadas para atender exclusivamente o público feminino, divididos em duas turmas de 35 alunos, sendo uma turma pela manhã e a outra pela tarde. Projeto Bombeiro Mirim atendeu meninas pela primeira vez desde que foi implantado há 14 anos em Guajará-Mirim. 
O idealizador do projeto Bombeiro Mirim, Ten. BM Bragado, foi uma iniciativa idealizada para atender as crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, sendo executado pela primeira vez em Guajará-Mirim, no ano de 2003, mas até então só podiam ser matriculados meninos. Foram anos de luta, mas com muitos esforços o Projeto Bombeiro Mirim contou este ano com o apoio do deputado estadual Dr. Neidson Soares (PMN) que destinou uma emenda parlamentar exclusivamente para o Projeto.
Alunos que se formaram no programa afirmavam terem vivenciado experiências únicas.
Sônia Maria Bragado, esposa do comandante Ten. BM Bragado, acompanha o projeto a 14 anos e para ele, ver a dedicação e desenvoltura das crianças é gratificante. Além de se formar, alguns integrantes do projeto receberam homenagens por destaque em vários segmentos, como dedicação, disciplina e outros. Salientou ainda que o programa só traz benefícios às crianças e orgulho à família, tendo como exemplo alguns ex Bombeiros Mirins que sempre estão presentes nas solenidades realizadas pelo Subgrupamento.
Comandante Ten. BM Bragado durante seu pronunciamento
 O curso
O Bombeiro Mirim existe no município há 14 anos e já formou mais de mil alunos. As inscrições geralmente são abertas no início do ano e recebe centenas de candidatos, porém os alunos são selecionados durante uma triagem rigorosa que avalia uma série de critérios como renda e vulnerabilidade da família, notas escolares e exames médicos.
O cronograma das aulas teóricas e práticas possui 350 horas e dura entre seis e dez meses. Durante o curso são repassadas técnicas de combate à incêndio, primeiros socorros, prevenção de acidentes, salvamentos aquáticos, terrestres e em altura, sobrevivência, meio ambiente, trânsito, além dos valores de civismo, cidadania, dignidade e respeito ao próximo.
Apesar de todo o conhecimento que os alunos adquirem ao longo do curso, eles não atuam em ocorrências reais, mas eventualmente podem auxiliar as guarnições, caso seja necessário.
Fonte: O MAMORÉ


















































Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: