Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 11 de novembro de 2017

Crônica de quem não vê, mas enxerga muito além...

Por Professor Lourione
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



                Olho eletrônico
Por Professor Lourione

A Universidade Federal de Goiás desenvolve aplicativo de olho eletrônico para pessoas cegas

O objetivo é descrever situações em tempo real para que deficientes visuais possam se localizar com facilidade  Com a finalidade de facilitar o cotidiano e gerar autonomia de locomoção e localização para deficientes visuais, a Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveu o Deep Vision - Olho Eletrônico que descreve ambientes para pessoas cegas.
O aplicativo funciona a partir dos comandos de voz "veja" ou "o que tem aqui?", Que acionam a câmera do dispositivo, fotografando uma situação e, em seguida,
detalha especificadamente por meio de um áudio o ambiente em que o usuário se encontra.
Segundo o pesquisador, Anderson Soares, o aplicativo terá duas funcionalidades específicas, sendo a primeira a descrição de ambientes e a segunda um direcionamento sensorial de trânsito, no qual a câmera captará objetos em movimento e obstáculos, o que gera um efeito sonoro no fone de ouvido.
"A ideia é que o app colabore com os mecanismos de acessibilidade já existentes, permitindo que o usuário se localize com total autonomia, sem precisar de outro indivíduo", afirma.
O aplicativo estará disponível para download até o final deste ano e o seu funcionamento dependerá da conexão com a internet. Já em 2019, pensando na realidade brasileira, o objetivo é a criação de um óculos eletrônico com as mesmas funcionalidades, mas que não faça uso de banda larga.
O projeto conta com um site para que qualquer pessoa possa fazer um teste e entender como o software funciona. Segue link abaixo:

Fonte: Portal da Oftalmologia

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: