Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 2 de outubro de 2017

Dia de Doação de Órgãos tem programação para pacientes renais crônicos em Guajará-Mirim

A ação é promovida em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



No Dia Nacional de Doação de Órgãos, Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Rondônia (ARRCT-RO) e Conselho Municipal de Saúde realizaram programação na manhã desta quinta-feira, 28, na Praça Mário Correia, no município de Guajará-Mirim juntamente com parceiros.  
Intitulada ‘Setembro Verde’, a ação é promovida em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro. O evento teve o propósito de chamar atenção para o que é importante sobre a doação e os transplantes de órgãos. Dicas e orientações sobre a prevenção e o tratamento da doença renal crônica, bem como os direitos e deveres dos pacientes e familiares dos renais crônicos, além da alimentação. A nutricionista Viviane Simões Vaz, palestrou sobre hábitos alimentares saudáveis. A 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (1ª Ciretran) foi representada pela equipe de Educação no trânsito, além de colaborar com a estrutura na instalação de barracas para acomodar pacientes e comunidade em geral que foi prestigiar a ação.
O Núcleo Institucional de Educação e Saúde (NIESSUS), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizaram Teste Rápido (hepatites virais, sífilis e AIDS, triagem com verificação da pressão arterial, peso e altura e orientações. O 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS) participou com a instalação de ponto para distribuição de água potável.
Para Jonas Cavalcante, presidente da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Rondônia (ARRCT-RO), lamenta a situação dos 21 pacientes que hoje saem de madrugada do município de Guajará-Mirim para fazer o tratamento de hemodiálise em uma Clínica, em Porto Velho/RO, retornando no mesmo dia à noite, a viagem é feita três vezes por semana, sacrificando ainda mais a saúde dos pacientes. “Há três anos estamos trabalhando em prol de máquinas que sejam instaladas em Guajará-Mirim para que o tratamento seja realizado aqui mesmo.
O membro do Conselho Municipal de Saúde e viúvo de paciente de hemodiálise, José Arthur Santana Pita os pacientes viajam mais de novecentos quilômetros de ida e volta três vezes por semana, terças, quintas-feiras e sábados, é uma necessidade uma atenção especial para o pacientes renais de Guajará-Mirim.
Na ação receberam o apoio da Di Casa Materiais de Construção, Supermercado Dumali, Adriano Casara, 1ª Ciretran, Lucivaldo Freire, Secretaria Municipal de Saúde, NIESSUS, 6º Batalhão de Infantaria de Selva, Conselho Municipal de Saúde, Associação dos Crônicos Renais do Estado de Rondônia e Ser Mulher.
Fonte: O MAMORÉ




Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: