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Em
um ano e dois meses de funcionamento, a unidade do Programa de Proteção
aos Direitos do Consumidor (Procon) de Guajará-Mirim realizou 938
atendimentos, obtendo 70% de resolutividade em comum acordo. Do total de
reclamações, a maioria é contra as operadoras de telefone e casas
comerciais. A unidade foi inaugurada em 27 de junho de 2016 por
iniciativa do governador Confúcio Moura com a proposta de garantir ampla
defesa dos direitos do consumidor e a conscientização da classe
fornecedora de serviços na região, que compreende também o município de
Nova Mamoré e respectivos distritos.
Para
a gerente Susana Chebib, o número de atendimento ainda é baixo,
considerando que são 47.048 habitantes de Guajará-Mirim e 28.255 de Nova
Mamoré, de acordo com o Censo 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatísticas (IBGE). A pouca procura é atribuída por Susana à falta
de conscientização da população sobre o que é o Procon e seus
benefícios. “Temos divulgado esse serviço nos meios de comunicação e
realizado palestras, juntamente com o coordenador estadual do Procon,
Rui Costa, e o Ministério Público, e aos poucos temos percebido avanço à
medida que as pessoas vão se conscientizando dessa importante
ferramenta de defesa dos seus direitos”, disse.
Susana
lembrou que antes da instalação do Procon no município a maioria da
população não tinha a quem reclamar, era atendida durante as ações
itinerantes promovidas pelo governo, enquanto as pessoas que tinham
condições buscavam o serviço em Porto Velho, a 333 quilômetros. “Hoje as
pessoas que têm seus problemas solucionados saem elogiando, por isso a
tendência é aumentar a demanda, porque um conversa com o outro, e assim
amplia a divulgação”, completou.
EXPANSÃO
Na
inauguração, o coordenador Rui Costa informou que se tratava de um
projeto piloto realizado em parceria com a prefeitura visando garantir
cidadania aos moradores, e que seria estendido a outros municípios. Ele
anunciou que está prevista a inauguração de mais três unidades até o fim
deste ano. Uma delas será em Pimenta Bueno, até o mês de outubro, e as
outras duas em Ouro Preto do Oeste e Espigão do Oeste. O Procon já
atende nos municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Rolim de Moura,
além de Porto Velho, no Tudo Aqui, onde funciona a Coordenação Geral,
que integra os órgãos subordinados à Secretaria de Estado da Assistência
e do Desenvolvimento Social (Seas).
A
unidade de Guajará-Mirim funciona na avenida Doutor Mendonça Lima,
próximo à representação da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), de
segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. O posto foi aberto com duas
funcionárias cedidas pela prefeitura como parte da parceria firmada com o
governo, que ficou responsável pela estrutura e logística. Mas
atualmente apenas uma funcionária realiza o atendimento, conforme a
gerente Susana Chebib, que antes era secretária executiva do governo no
município. Contatos podem ser feitos pelo telefone (69) 3541 2366.
Fonte: Secom - Governo/RO
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