Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 18 de agosto de 2017

Coluna Almanaque - A QUESTÃO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Por Fábio Marques
Por Fábio Marques
A Câmara Municipal realiza na próxima sexta-feira. 25 de Agosto, às nove horas da manhã, Audiência Pública com o objetivo de discutir a situação de abandono e descaso do Poder Público com a Biblioteca Municipal. A Audiência espera acomodar no Plenário da Casa membros da Academia de Letras de Guajará-Mirim, professores, alunado, entidades ligadas à Educação e população em geral.
##########
Já fazem mais de dez anos que o telhado da Biblioteca veio abaixo com forro e madeirame após um intenso temporal que ocorreu na cidade. De lá para cá Guajará-Mirim vivenciou as gestões dos ex-prefeitos Dedé de Melo, Atalíbio Pegorini e Dúlcio Mendes, sem que nada se fizesse em relação ao abandono da construção que hoje nada mais é do que um monstrengo no meio da cidade a enfear a paisagem e envergonhar os cidadãos frente aos turistas que nos dão a honra de suas visitas.
##########
Entregue ao Deus-dará por conta do desprezo do Poder Executivo para com a cultura, a Biblioteca acabou virando abrigo para delinqüentes, guarda de produtos roubados, além de local utilizado para prática de atos ilícitos, tais como consumo de drogas e até sexuais.
##########
O que se questiona ao prefeito da cidade é o porquê até hoje não deu qualquer satisfação, uma posição sequer sobre a atual situação deste órgão público e se existe algum projeto para sua reforma ou restauro.
##########
É de todos sabido que o progresso de qualquer cidade não é medido apenas pelo ritmo de produção de suas riquezas, mas também pelo acesso de sua população à informação e ao conjunto da vida cultural. A situação de marasmo e abandono da Biblioteca Municipal hoje deprime qualquer pessoa que resida nesta cidade e possua um mínimo de consciência cidadã.
##########
Esta construção poderia abrigar de forma conjunta a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo que há anos vem levando uma vida cigana rodando de poleiro em poleiro a cada mudança de prefeito. Se poderia também equipar uma das salas com computadores ligados à rede digital para alunos e pessoas com registro cadastral fazerem pesquisas. Uma outra sugestão é a utilização do espaço da pirâmide para reuniões dos imortais da Academia de Letras de Guajará-Mirim ou sala de convenções.
##########
O que se pode então esperar do Poder Executivo em relação à questão da Biblioteca, uma vez que o hábito da leitura e o apego aos grandes autores parecem não fazer parte da cesta básica de consumo daqueles que detém poderes de decisão? Mas milagres ocorrem. Portanto fiquemos na torcida.
##########
Com a aproximação de mais um ano eleitoral, uma montoeira de candidatos anunciam seus nomes à uma cadeira na Assembléia do Estado. Em 2018, os nobres deputados e novatos pretensos candidatos baterão à nossa porta dizendo que poderão contar com o seu trabalho em prol de uma sociedade mais justa, humana e fraterna. É preciso escolher bem e votar com consciência. Cada voto representa a esperança em dias melhores, numa cidade melhor para todos, em condições de vida mais condigna. Candidato a deputado estadual tem que ter proposta e ideologia. Ocorre que a maioria dos candidatos não tem a mínima idéia do que fazer pela cidade na Assembléia. Mas todos estão sabendo o quanto está ganhando um deputado.
Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: