Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 26 de agosto de 2017

Audiência pública mobiliza comunidade e autoridades em prol da Biblioteca, em Guajará-Mirim - Vídeo

A Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho, que desabou há cerca de 13 anos por causa da má conservação da estrutura física, foi a pauta da Audiência Pública realizada no município.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A Audiência mobilizou diversas pessoas

A Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho, que desabou há cerca de 13 anos por causa da má conservação da estrutura física, foi a pauta da Audiência Pública realizada no município de Guajará-Mirim/RO, na manhã desta sexta-feira, 25. O tema conseguiu reuniu estudantes, professores, vereadores, comunidade em geral e autoridades.
A Câmara de Vereadores através de solicitação do deputado estadual Anderson do Singeperon (PV) coordenou a realização do evento contou com a participação de alunos das escolas estaduais, Paula Saldanha e Rocha Leal, acadêmicos de Gestão Ambiental e Pedagogia, professores, lideranças comunitárias, além da comunidade em geral e de autoridades do município e do Estado de Rondônia que firmaram no final do evento a Carta de Intenção Professora Lenir Boeuz, onde visa mobilizar forças para conseguir reativar a Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho.
Sugestões e ideias foram apresentadas pelos participantes e por professores do Campus de Guajará-Mirim/UNIR que somaram forças e conhecimentos durante a Audiência.

Professor da UNIR, Ademar Scheidt manifestou suas sugestões durante o evento
O projeto de reconstrução elaborado pelo Governo do Estado em 2011, assinado pelo arquiteto guajaramirense Lorenzo Villar, estava avaliado naquele ano aproximadamente em 5 milhões. Na época aguardava que o município transferisse para o Estado o poder da Praça Jorge Teixeira e a Biblioteca, sendo realizado em 2011 pelo então prefeito na época, posteriormente o Governo do Estado não possuía verba suficiente para a construção da Praça e Biblioteca. O tempo passou e novamente se faz necessário passar os poderes da Biblioteca Jarbas Passarinho ao Estado, para que possa reconstruir toda a estrutura. Mas para isso foi criada a Carta de Intenção Professora Lenir Bouez, onde forças serão somadas para que tão logo junto com a bancada de deputados estaduais, Governo, bancada federal e possivelmente Governo Federal possam conseguir recursos para a obra.
A aluna Iracema mostra o cartaz exposto durante a Audiência
A aluna da Escola Estadual Rocha Leal, Iracema da Silva Leite Neta, de 14 anos, carregava um cartaz e afirmou que gostaria de ver a biblioteca funcionar. Os alunos do 9º ano, do Rocha Leal, foram incentivados pelo professores de química, física e matemática Luís Henrique, a participaram da Audiência.
A representante do Conselho Municipal de Educação durante seu pronunciamento
A representante do Conselho Municipal de Educação, Professora Olga Mejia, salientou a importância da leitura na vida de uma pessoa, após o discurso a professora foi bastante aplaudida. 
A Câmara de Vereadores, através de seu presidente, o vereador Sérgio Bouez (PSB) manifestou interesse do Poder Legislativo em manter em pleno funcionamento a Biblioteca, após conclusa a obra. Onde está disposto a disponibilizar de servidores e manter a estrutura para que novamente não ocorra o abandono.
Confira vídeo com entrevistas:  
Fonte: O MAMORÉ

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: