CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
![]() |
Programa ID Jovem oferece benefícios como descontos na entrada em eventos culturais |
A ação é uma iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), em parceria com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), com objetivo de atender e beneficiar os jovens de 15 a 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos. O programa oferece vários benefícios, como a isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e meia-entrada em eventos culturais e esportivos.
Em Guajará-Mirim, o programa tem parceria com a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Semcet), Instituto Federal de Rondônia (Ifro), escolas estaduais, Ministério Público (MP), Defensoria Pública, Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), entre outros órgãos e instituições.
Em entrevista o coordenador estadual do ID Jovem, Luiz Paulo Assumpção, declarou que além de Guajará-Mirim, as cidades de Vilhena, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Cacoal, Jaru, Buritis, Nova Mamoré, Ariquemes, Porto Velho, Alta Floreta do Oeste, Espigão do Oeste e Ouro Preto do Oeste.
O ID Jovem é válido em todo território nacional, mas estamos propagando no estado de Rondônia para que todos possam conhecer o que realmente é. Ele funciona como inserção social voltado aos jovens de baixa renda. O objetivo é oferecer mais opções de cultura, mobilidade, lazer, esporte, entretenimento e outros benefícios. O programa prevê a meia-entrada em eventos variados e a gratuidade da taxa do Enem, duas vagas em transporte terrestre convencional e que seja interestadual, em embarcações e ferroviário?, explicou.
Ainda segundo Luiz Paulo, especificamente em Guajará-Mirim existem cerca de 6 mil jovens a serem atendidos pelo ID Jovem.
?Em Guajará temos um público alvo grande, justamente por ser uma área fronteiriça. É importante a adesão ao programa pela viabilidade econômica de não pagar uma taxa do Enem, (...), além de poder viajar para fazer concursos públicos em outro estado, qualquer justificativa representa mais mobilidade para os jovens?, enfatiza.
Para obter mais informações, os interessados podem baixar o aplicativo do programa ou fazer a inscrição pelo site oficial da Caixa Econômica Federal, bastando informar os dados pessoais e o Número de Identificação Social (NIS).
Fonte: G1
Comentários: