Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 19 de julho de 2017

Para tristeza dos rondonienses, friagem termina nesta quarta-feira, diz meteorologista do Sipam

Guajará Mirim, que pela manhã teve mínima de 11.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há 46 dias sem chuva, apenas algumas pancadas em áreas isoladas, Rondônia teve rápido evento de friagem nesta terça-feira (18), chegando a temperaturas bem baixas, como foi o caso de Vilhena, que atingiu a mínima de 7,5º pela manhã, e em Ji-Paraná com 10, 5º.
Segundo o meteorologista do Sistema de Proteção de Amazônia (Sipam), Marcelo Gama, Porto Velho teve mínima de 14º e no início da tarde subiu para 26º. Mas a temperatura também já voltou a subir em todo o Estado, já registrando em Vilhena 22º, 23º em Ji-Paraná, e 22º em Guajará Mirim, que pela manhã teve mínima de 11.

Gama explica que a frente seca de massa polar que atingiu todo o Sul da Amazônia não chegou com banda de nebulosidade, ocasionando apenas uma friagem moderada e rápida. Há possibilidade de outros eventos serem registrados até setembro, mas não há como prever ainda a intensidade e as datas, pois isso depende da movimentação dos sistemas.

Já nesta quarta-feira, o tempo deve voltar à normalidade em relação ao período na região, a manhã deve ter temperaturas mais amenas, mas o tempo deve esquentar no decorrer do dia.

O meteorologista diz que os níveis que tem preocupado e mantido o Sipam em estado de atenção são os índices da umidade relativa do ar, que tem variado entre 20% e 30%. Quanto mais baixa a umidade, mais seco fica o ar e favorece a queimadas e doenças respiratórias.

Quanto às chuvas, Gama afirma que está chovendo menos que o esperado para os três meses em que é comum a estiagem, entre junho, julho e agosto, mas nada além da normalidade. Espera-se de três a cinco eventos de chuva para cada mês, com média abaixo de 50 milímetros de precipitação durante o período. Em setembro, a estiagem deve se encerrar e inicia-se um novo ciclo de chuvas em toda a região.

Fonte: Rondoniagora

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: