Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 5 de julho de 2017

Mulheres indígenas de RO e MT participam de assembleia em Guajará-Mirim

Evento iniciou na última segunda-feira, 3, e encerra na próxima quinta, 6. Objetivo é discutir temas como saúde e educação das mulheres em todo Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Encontro de mulheres indígenas acontece nesta semana em Guajará-Mirim
Mais de 100 mulheres indígenas de várias cidades de Rondônia e uma tribo do Estado de Mato Grosso (MT) se reuniram na terça-feira (4) para participar de uma assembleia em Guajará-Mirim (RO), a 330 quilômetros de Porto Velho. O evento está sendo realizado pela Associação das Guerreiras Indígenas do Estado de Rondônia (Agir-RO) com objetivo de discutir os avanços dos direitos das índias em todo o território nacional.
Segundo a Agir-RO, a programação teve início na noite da última segunda-feira (3) com a abertura oficial da assembleia no Centro de Treinamento São José, localizado no Bairro Centro. A cerimônia teve a chegada de indígenas de várias tribos das cidades de Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal, Porto Velho, Ariquemes e Nova Mamoré, além da tribo Xavante (MT).
A coordenadora geral da Agir-RO, Maria Leonice Tupari, explicou que os principais temas abordados no encontro são a saúde, educação e terras indígenas, além da valorização da cultura e história dos povos indígenas da Amazônia. Segundo ela, após o encontro o próximo passo será o desenvolvimento de um trabalho com as associações locais para envolver cada vez mais as mulheres indígenas em todos os setores.
“Estamos em uma luta constante por uma melhor qualidade de vida e também por uma vigilância mais constante em nossos territórios que estão sendo invadidos. As mulheres querem a sustentabilidade, por isso estamos buscando o conhecimento para acompanhar isso de perto e participar das tomadas de decisão nas nossas tribos. Cansamos de esperar somente os homens falarem por nós, agora temos voz e somos protagonistas das nossas reivindicações”, ressalta Maria. 
Indígenas discutem avanços dos direitos das índias

Confira a programação da assembleia indígena em Guajará-Mirim:
04/07
13h30 – Palestra da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) com o tema “Educação Indígena e o Ensino Superior”
16h – Palestra da Casa de Saúde Indígena (Casai) com o tema “Saúde da Mulher Indígena”
05/07
8h – Palestra com o tema “Mudança Climática”
10h – Palestra da Fundação Nacional do Índio (Funai) com o tema “Gênero e Geração”
13h30 – Alteração do Estatuto Indígena
17h – Eleição para escolher a nova tesoureira da Agir
06/07
8h – Definição do Planejamento da Agir para 2017
 
 
Fonte: G1
 

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: