Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 16 de junho de 2017

Barco hospital realiza segundo atendimento do ano aos ribeirinhos a partir do dia 21 de junho

A unidade de saúde social fluvial Walter Bártolo, o barco hospital do governo de Rondônia, fará a partir do próximo dia 21 a 5 de julho a segunda viagem deste ano para atender às comunidades ribeirinhas.
A unidade de saúde social fluvial Walter Bártolo, o barco hospital do governo de Rondônia, fará a partir do próximo dia 21 a 5 de julho a segunda viagem deste ano para atender às comunidades ribeirinhas de Pimenteiras, Laranjeiras, Porto Rolim, Pedras Negras, Santo Antônio, Santa Fé e Forte Príncipe.
Segundo a coordenadora administrativo financeira da unidade, Alessandra Costa, a tripulação é de cerca de 40 pessoas, entre equipe médica, profissionais do setor administrativo, da Justiça Rápida e da Cidadania. Na área da saúde são oferecidos serviços, como atendimentos médicos, odontológicos, vacinas, preventivo e pré-natal.
Emissão de documentos é um dos serviços prestados no barco
Também haverá os serviços de cidadania com a emissão de documentos pessoais, passe livre do idoso, 2ª via de certidão de nascimento e casamento, além da Justiça Rápida. A coordenadora anunciou ainda uma novidade para esta próxima viagem. Após estudo realizado pela equipe que apontou que muitos atendimentos eram decorrentes de endemias muito simples, como diarreias, a equipe levará 100 caixas de hipoclorito para distribuir e um técnico irá acompanhar para realizar palestras conscientizando a população sobre a qualidade da água consumida e medidas de higiene.
‘‘Vamos tentar mudar um pouquinho esta realidade’’, disse.

ESPERANÇA
Mais do que serviços, o barco hospital leva até as comunidades ribeirinhas esperança. ‘‘São comunidades localizadas em áreas de difícil acesso e extremamente carentes, como quilombolas e indígenas. Então através do barco chegamos aonde esses serviços não chegavam. É muito gratificante. Fazemos tudo com muito amor’’, afirmou Alessandra.
Desta vez a viagem começará com o percurso inverso. O barco que está atracado no município de Guajará-Mirim de onde deslocará na próxima sexta-feira (16) até Pimenteiras e de lá fará o retorno a Guajará-Mirim realizando os serviços sociais e de promoção de saúde aos ribeirinhos de Rondônia e até bolivianos devido à proximidade com a fronteira do País.
A coordenadora explicou que a mudança foi necessária para garantir a trafegabilidade da embarcação neste período em que o nível da água costumar baixar. ‘‘Serão cinco dias até chegar a Pimenteiras, e no dia 21 vamos iniciar o atendimento que durará até 5 de julho’’.
A expectativa é atender entre cinco e seis mil pessoas com a aproximadamente 12 mil procedimentos. ‘‘Não temos hora para encerrar o atendimento, enquanto tiver demanda estaremos atendendo’’, garantiu.
Em fevereiro, a unidade atendeu a cerca de 10 mil pessoas.
‘‘O governador Confúcio Moura tem grande preocupação em colocar esse barco no rio para atender a essas pessoas”, observou, ressaltando que os serviços do barco hospital são de responsabilidade da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).
PROGRAMAÇÃO
16/06 – Deslocamento de Guajará-Mirim/ Pimenteiras
20/06 – Chegada em Pimenteiras e embarque da equipe de Porto Velho
21/06 – Atendimento/Comunidade de Pimenteiras
22/06 – Atendimento/ Comunidade de Pimenteiras
23/06 – Atendimento/ Comunidade de Pimenteiras e 18h- Deslocamento para Laranjeiras
24/06 – Atendimento/Laranjeiras e 18h – Deslocamento para Porto Rolim
25/06 –  Atendimento/ Porto Rolim
26/06 – Atendimento/ Porto Rolim
27/06 – Atendimento/ Porto Rolim e 18h – Deslocamento para Pedras Negras
28/06 – 14 h – Início dos atendimentos em Pedras Negras
29/06 – Atendimentos/Pedras Negras  e 18h – Deslocamento para Santo Antônio
30/06 – Atendimento/ Santo Antônio e 18h – Deslocamento para Santa Fé
01/07  – Atendimento/Santa Fé e 18h – Deslocamento para Forte Príncipe
02/07 –  Atendimento/Forte Príncipe
03/07 – Atendimento/Forte Príncipe
04/7 – Atendimento/Forte Príncipe  e 18h – Deslocamento de retorno para Guajará- Mirim
05/07 –  Chegada em Guajará-Mirim e retono da equipe a Porto Velho.

Fonte: Secom - Governo/RO
Enviar
m

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: