Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 9 de junho de 2017

Agência Fluvial de Guajará-Mirim comemora com cerimônia os 152 Anos da Batalha Naval do Riachuelo

Na manhã desta quinta-feira, 08, a Agência Fluvial da Marinha, em Guajará-Mirim/RO, celebrou os 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Na manhã desta quinta-feira, 08, a Agência Fluvial da Marinha, em Guajará-Mirim/RO, celebrou os 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo. A data é um marco importante da Marinha do Brasil, a cerimônia de condecoração da "Ordem do Mérito Naval", contou com promoção, entrega de medalha militar e ao amigo da Marinha, concedida aos militares e a personalidade do município. 
A solenidade contou com a participação do Comandante do 3º Batalhão de Polícia Ambiental, Sargento PM Marcos Valério Martins de Oliveira e do Comandante do Destacamento Áereo, Capitão Azael, além de autoridades civis e familiares. 
 A cerimônia iniciou com o hino nacional, seguindo da leitura do Dia e a carta do Presidente da República.
A Promoção de Praças graduou de suboficial o 1º Sargento Ronivaldo Duque de Oliveira o 1º Sargento Ângelo Márcio Bastos; e a graduação de 2º Sargento, o 3º Sargento Lauro Ulysses Lima Rodrigues.
Foi outorgado a medalha militar ao diretor, a medalha de prata com passador de ouro foi entregue ao suboficial Carlos Alberto dos Santos como reconhecimento aos bons serviços militares prestados durante mais de trinta anos a Marinha.
Medalha Amigo da Marinha foi criada para agraciar personalidade civis, sem vínculo funcional com a Marinha, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou no relacionamento com a Marinha. A medalha poderá ser concedida às personalidades ou instituições que atendam simultaneamente, aos seguintes requisitos: idoneidade moral e conduta pessoal condizentes com os padrões que a Marinha exige de seus integrantes; interesse pela Marinha e pelos assuntos ligados ao poder marítimo; e atividade destaca em prol dos interesses da Marinha ou de outro segmento do poder marítimo. Com esses requisitos, foi entregue a medalha Amigo da Marinha ao proprietário do Hotel Pakáas, Paulo Cordeiro Saldanha. 
O comandante da Agência Fluvial, em Guajará-Mirim, Capitão-Tenente Henrique Nevesa agradeceu a presença das autoridades e convidados por deixarem seus afazeres e prestigiarem a solenidade. Enalteceu elogios aos graduados e o reconhecimento pelos bons serviços de um membro da Agência. “Pessoas idônias como o sr. Paulo Saldanha, que me fazem acreditar que o Brasil tem jeito”, asseverou o comandante.
A cerimônia encerrou com um delicioso coquetel ofertado pela Agência Fluvial.

História
Considerada pelos historiadores como um momento decisivo na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), a Batalha Naval ocorreu na manhã do dia 11 de junho de 1865, na foz do Riachuelo, afluente do trecho argentino do Rio Paraná. Naquele episódio, a Esquadra Brasileira, liderada pelo Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, travou uma intensa luta contra as forças oponentes. A resistência brasileira foi heroica: no combate, diversos brasileiros lutaram até a morte, dentre eles o Guarda-Marinha Greenhalgh e o Imperial-Marinheiro Marcílio Dias. Até aquela data, as forças da Tríplice Aliança não detinham a iniciativa na guerra. Com a vitória naquela Batalha, o Brasil assumiu o protagonismo no conflito, bloqueando a navegação adversária e possibilitando aos aliados o acesso aos rios que formavam as principais artérias do teatro de operações de guerra. Riachuelo representou a primeira grande vitória da Tríplice Aliança no maior conflito armado já ocorrido na América do Sul, sendo até hoje bastante lembrada e justamente comemorada.
Fonte: O MAMORÉ
















Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: