Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 20 de maio de 2017

Curso de confecção de bolos e salgados atende agricultoras de Guajará-Mirim

Objetivo é aumentar renda dos produtores e proporcionar início do próprio negócio. Capacitação foi realizada pelo Senar na zona rural do município.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Curso foi encerrado na última quinta-feira, 18
Cerca de 20 agricultoras participaram de um curso profissionalizante para confecção de bolos e salgados na zona rural de Guajará-Mirim (RO), a 330 quilômetros de Porto Velho. A capacitação teve duração de quatro dias e foi encerrada na última quinta-feira (18), com objetivo de proporcionar às mulheres uma oportunidade de iniciar o próprio negócio e aumentar a renda familiar.
O curso foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com a Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Guajará-Mirim. O objetivo foi proporcionar aos pequenos produtores uma capacitação profissionalizante em diversas áreas de atuação. 

Cerca de 20 agricultoras participaram da capacitação
 Para a agricultora Verônica Santiago, que já trabalha no ramo, a capacitação serviu para aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos que ela já tem, inclusive participando de um curso anterior de técnicas de panificação.
“Eu já sou dessa área, trabalho com isso e queria me aperfeiçoar. Foi muito divertido, conheci novas pessoas e interagi com as mulheres da comunidade durante as aulas. Gostei de fazer todas as receitas, são todas deliciosas, fácil de fazer. Sou vendedora, trabalho vendendo meus produtos na minha casa e também na feira rural daqui nos finais de semana. Com esse curso eu espero ter um aumento de renda”, comenta.
A instrutora do Senar, Marlene Alves, que ministrou a capacitação, disse que as aulas foram realizadas na Associação dos Mini Agricultores da Comunidade Nova Esperança (Amacne), situada no Km 3 da Estrada do Palheta.
“O curso foi realizado especificamente para atender as mulheres da zona rural. Trabalhamos na parte de doces e salgados, onde elas podem estar trabalhando em casa aumentando a renda. Elas aprenderam a fazer bolos e salgados de diversos tipos. Todas as alunas são nota 10”, diz a servidora.

Capacitação teve duração de quatro dias em Guajará-Mirim
 De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Guajará-Mirim, Miguel Neto, é muito importante proporcionar aos produtores rurais cursos profissionalizantes. Entretanto, essas ações só são possíveis através de parcerias com o Senar, Emater e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
“O trabalho funciona através de parceiros, isso é importante. Além desse curso, já temos outras ações planejadas nesse sentidos. Uma vez que a mulher aprende a fazer bolos e salgados, ela pode vender de porta em porta ou quem sabe abrir uma microempresa para fazer sua própria produção”, explica Miguel.
No encerramento do curso teve uma confraternização para todas as alunas, onde puderam degustar de todas as variedades de doces e salgados que elas mesmas produziram. 

Fonte: G1
 
 

 

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: