Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navigation
Publicado em 28 de fevereiro de 2017

Marinha monitora aumento no nível do Rio Mamoré em Guajará-Mirim

Nível atual é 9,94 m, causando preocupação em moradores e comerciantes. Aumento não representa risco de enchente como em 2014, diz Marinha.
Rio Guaporé em Guajará-Mirim
A Marinha registrou um aumento no nível do Rio Mamoré em Guajará-Mirim (RO), a cerca de 330 quilômetros de Porto Velho. O rio subiu mais de dois metros se comparado a janeiro deste ano, quando foi registrado 7,70 metros na primeira quinzena do mês. Na manhã desta terça-feira (21), a régua fluviométrica marcou 9,94 metros, o que tem causado preocupação em moradores ribeirinhos e comerciantes nos bairros próximos da margem do rio.
Mesmo com o aumento do nível da água, a Agência Fluvial da Marinha de Guajará-Mirim, que é responsável por monitorar os Rios Mamoré, Guaporé, Pacaás Novos e Madeira, continua descartando a possibilidade real de uma nova enchente como a que ocorreu em 2014 e afetou gravemente o município.
O comandante da Marinha, Capitão-Tenente Henrique Neves, declarou que as medições são feitas diariamente como forma de precaução em relação aos riscos de enchente, mas que o nível atual não representa perigo, embora as constantes chuvas possam aumentar o fluxo de água. Segundo ele, a tendência é que no mês de abril as águas comecem a baixar.
“Fazemos o acompanhamento rotineiramente e sistematicamente, por isso dizemos que o nível encontra-se normal. Nossa previsão é que não chegará a 10,5 metros, pois temos um trabalho de prevenção em relação a isso, com informações também de outras localidades. Os bairros que foram mais atingidos são monitorados periodicamente”, explica.
Ainda de acordo com a Marinha, no mesmo período de 2014, a régua marcou 14 metros. A marcação da “cota de segurança” é de 11,5 metros, quando chega a ficar em uma situação de alerta máximo, oferendo um grande risco de haver inundações. O nível atual de 9,94 metros não representa alarme.

Fonte: G1
Enviar
m

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: