Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 24 de março de 2017

Depois de testes, máquina de trem volta a ser atração

A cidade de Guajará-Mirim foi invadida por uma onda de resgate quando ouviu o apito do trem da histórica ferrovia
No último dia 22 deste mês de março, a cidade de Guajará-Mirim foi invadida por uma onda de resgate quando ouviu o apito do trem da histórica ferrovia que durante muitos anos foi o principal elo de ligação entre Porto Velho e Guajará-Mirim, pois não havia rodovia e a via aérea existente não era acessível a maioria da população, que viajava mesmo era de trem.

É que a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SEMCET) efetuou a recuperação da famosa Máquina 20, patrimônio histórico de Guajará-Mirim, que entrou em fase de testes e está funcionando sem sair do local onde está exposta à população e aos turistas.

Zé do Apito
José Máximo Lemos, popularmente conhecido como Zé do Apito, servidor público municipal há  32 anos, é filho de um saudoso José Máximo Lemos, que foi maquinista dessa máquina durante muitos anos, e o maior interessado em sua recuperação para fins turísticos, já que não há possibilidades de voltar a caminhar pelos trilhos da extinta Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) (esses trilhos não existem mais, foram retirados em sua grande maioria).

Para realização desses testes que resultaram no retorno do funcionamento dessa peça histórica, o Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia em Guajará-Mirim foi parceiro fornecendo a água necessária para resfriamento das peças da máquina, que funciona com caldeira à base de madeira (lenha).

A lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré nasceu fruto do Tratado de Petrópolis firmando em 1903 com o país vizinho, a Bolívia, por ocasião da questão das terras do hoje Estado do Acre. Teve sua construção iniciada em 1907 e concluída em 1912. Foi desativada pelo Governo Brasileiro no ano de 1972 por ser deficitária e já ter cumprido seu papel na história.

Uma onda de saudosismo invade o povo guajaramirense quando ouve o apito dessa Máquina 20. Para o famoso Zé do Apito, é uma emoção muito grande poder trazer de volta essa história que teve participação direta de seu velho e saudoso pai.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da PMGM
Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: