Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navigation
Publicado em 17 de março de 2017

Coleta mensal de sangue vai ser feita nesta sexta-feira, 17, em Guajará

Estoque do hemocentro de Guajará-Mirim está baixo, segundo diretor. Coletas são feitas apenas uma vez por mês, conforme programação.
Doadores podem procurar ponto de atendimento nesta sexta
Com apenas 11 bolsas de sangue no estoque, o hemocentro de Guajará-Mirim (RO) anunciou nesta quinta-feira (16) que a coleta mensal da cidade vai ser feita nesta sexta-feira (17) e também no sábado (18), mas em Nova Mamoré (RO), cidades situadas a mais de 300 quilômetros de Porto Velho.
Segundo a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), o abastecimento na unidade está sendo feito pela capital porque os atendimentos para coleta deixaram de ser feitos diariamente e são realizados uma vez por mês apenas.
O motivo da redução do horário de atendimentos aos doadores foi a baixa procura, que, em média, chegava a no máximo 90 por mês. O ideal seria pelo menos 300 atendimentos mensais, conforme afirma a Fhemeron.
O diretor da unidade, Francisco Lima, disse que atualmente o hemocentro do município tem somente 11 bolsas de sangue no estoque, sendo cinco de O+, três de B+ e três de O-, com validade de 30 dias. A última coleta programada que foi realizada na unidade aconteceu nos dias 6 e 7 de dezembro de 2016, quando foram coletadas apenas 42 bolsas; na época a expectativa era de 200 atendimentos. 
"Realmente o estoque está baixo. Vamos atender à população nesses dois dias para coletar o máximo de sangue possível. Muita gente procura o centro para fazer doações esporádicas, mas a gente informa que a coleta só é feita conforme o calendário da Fhemeron. Pegamos os contatos deles e ligamos para confirmar, temos uma expectativa de mais de 80 atendimentos desta vez", explica o servidor.
Durante os dois dias de coleta programada, os atendimentos vão das 8 às 16h.

Fonte: G1
Enviar
m

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: