Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 3 de janeiro de 2017

Plante Mais impulsiona a produção

Para 2017, dentro do recém-aprovado programa “Plante Mais”, estes números serão amplamente superados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dois grandes programas de incentivo à agricultura familiar entram em vigor em 2017. “Mais Produção” e “Plante Mais”, são programas do governo de Rondônia, executados pela Secretaria de Agricultura (Seagri), que visam o fortalecimento da agricultura familiar no Estado.
A Assembleia Legislativa (ALE) aprovou o Projeto de Lei Orçamentária (PLO) nº 530/16 que autoriza e regulamenta o programa “Plante Mais” que promove a compra e distribuição de mudas e sementes de cereais, legumes, tubérculos, frutíferas, hortaliças, café e espécies florestais nativas e exóticas, próprias para o plantio com qualidade genética e fitossanitária, para os produtores da agricultura familiar.
Em 2016 foram adquiridas e distribuídas mais de 1,9 milhão mudas de café clonal, no valor de R$ 2,6 milhões, para os municípios de Ministro Andreazza, Alto Paraíso, Parecis, Guajará-Mirim, Cujubim, Ariquemes, Machadinho, Campo Novo, Jaru, Governador Jorge Teixeira, São Francisco do Guaporé, Cacoal, Primavera de Rondônia e Vilhena, com distribuição prevista para janeiro de 2017. Com essa quantidade de mudas serão implantados 885 hectares e beneficiados 591 cafeicultores da agricultura familiar.
Para 2017, dentro do recém-aprovado programa “Plante Mais”, estes números serão amplamente superados. As entidades parceiras, Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder) pretende adquirir mais de 1,1 milhão de mudas de café clonal e a Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) tem previsão de adquirir mais de 600 mil mudas. Além disso, emendas parlamentares permitirão a aquisição de mais 400 mil mudas, para atender produtores da agricultura familiar dos 52 municípios de Rondônia.

Para que todas estas plantas vicejem em condições ideais, é necessário que haja a correção adequada dos terrenos para plantio. O segundo passo foi a aprovação pela ALE do PLO nº 531/16, que autoriza a Seagri a contratar o transporte de calcário produzido pela usina de Pimenta Bueno, pertencente ao governo de Rondônia, até os pequenos produtores da agricultura familiar em todo o Estado.

Fonte: José Luiz Alves.

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: