Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 19 de dezembro de 2016

SEMCET homenageia mestres tradicionais de Guajará-Mirim. Evento será no museu nesta quinta

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SEMCET) vai homenagear com o título de Mestre Tradicional de Guajará-Mirim pessoas que se destacaram durante o ano de 2016 nas áreas de Artes, Cultura Popular e Ofícios na prestação dessas atividades no município de Guajará-Mirim.
A medida atende dispositivos da Lei nº 1850, de 01 de dezembro de 2015, sancionada pelo prefeito Dúlcio da Silva Mendes (PT), que instituiu “a política municipal de proteção e fomento aos saberes e fazeres das culturas tradicionais de transmissão oral de Guajará-Mirim”. O evento será realizado no próximo dia 22, quinta-feira, a partir ds 19 horas, nas dependências do Museu Histórico Municipal.
Segundo a secretária municipal de Cultura, Esporte e Turismo, professora Wisnete de Paula Ojopi, durante o evento, cujo Museu encontra-se aberto à visitação pública, haverá exposição fotográfica do artista Vitor Augusto Maiae ainda a participação do Coral da Igreja Metodista Wesleyana.
Wisnete anuncia que receberão o título de Mestres Tradicionais do Município de Guajará-Miim as seguintes pessoas:
- Mestre das Artes: Paulo Cordeiro Saldanha, Aluizio da Silva e Dúlcio da Silva Mendes, todos membros-fundadores da Academia Guajaramirense de Letras (AGL);
- Metre da Cultura Popular: Georgina Ramos da Costa, Leonilson Muniz Souza, Olga Iara, Maria Alves da Silva e Umbelina G. Guacarane.
- Mestre de Ofício: José Máximo Lemos, José Maria dos Santos, Inácia Pereira da Silva e Cláudio Giuseppe Furlanetto.
A secretária esclarece que o Título de Mestre Tradicional de Guajará-Mirim é conferido, de acordo com a lei, a indivíduos que se reconhece e é reconhecida pela sua própria comunidade como representante e herdeiro dos saberes e fazeres da cultura tradicional de transmissão oral e que, através da oralidade, corporeidade e da vivência, dialoga, aprende, ensina e torna-se a memória viva e afetiva dessa cultura, transmitindo saberes e fazeres de geração em geração, garantido a ancestralidade e a identidade do seu povo.
“A administração do prefeito Dúlcio Mendes, durante todo o seu mandato, priorizou as áreas de Cultura e Turismo especialmente, e investiu o possível permitido pelo seu orçamento para fomentar, incrementare divulgar essas áreas tendo em vista o fato de Guajará-Mirim ser o berço cultural de Rondônia e o segundo mais antigo município do Estado”, concluiu a secretária.


Fonte: Assessoria de Comunicação da PMGM
Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: