Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 5 de dezembro de 2016

Locomotiva histórica da EFMM é restaurada em Guajará-Mirim

Locomotiva de fabricação alemã, Engenheiro Hildegardo, tem 80 anos. Restauração começou em outubro deste ano após enchente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Locomotiva Engenheiro Hildegardo faz parte do acervo cultura do município e tem ligação direta com a história de Rondônia.
Em Guajará-Mirim (RO), a 330 quilômetros de Porto Velho, a restauração da Locomotiva Histórica Engenheiro Hildegardo, de 1936, foi concluída na última semana pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Semcet). O patrimônio cultural de 80 anos é de origem alemã e faz parte da história do município e também da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), símbolo da história de Rondônia. De acordo com a Semcet, a reforma custou cerca de R$ 15 mil de recursos próprios e doações da comunidade, com mão de obra voluntária dos servidores.
Máquinas estão expostas para visitação de turistas, às margens do Rio Mamoré
A máquina precisou ser reformada depois que foi danificada durante a enchente que atingiu o município em 2014. A estrutura ficou parcialmente submersa e depois que as águas baixaram  problemas foram identificados. Um deles foi a ferrugem, por isso, a reforma foi programada, mas começou a ser feita somente no dia 25 de outubro deste ano. A previsão era que a recuperação durasse 15 dias, mas devido ao período chuvoso, acabou se estendendo por mais tempo.
Ainda de acordo com a Semcet, a estrutura foi limpa e recebeu uma nova pintura. A outra máquina histórica, que é a Locomotiva 20, de 1909, de origem americana, foi revitalizada em dezembro de 2014, após a enchente. As duas locomotivas fazem parte do acervo cultural do município e estão localizadas em uma praça ao lado do Museu Histórico Municipal, às margens do Rio Mamoré. Cerca de 10 mil pessoas passam pelo local todos os dias.

Fonte: G1.

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: