Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 1 de novembro de 2016

Realizado Fórum de Atenção a Saúde da Mulher

1º Fórum de Atenção à Saúde das Mulheres, realizado na manhã desta segunda-feira (31), no Plenário da Câmara de Vereadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apresentar temas relevantes para a discussão com ênfase à saúde da mulher, ampliando e compartilhando informações para fortalecer a Política Nacional da mulher e principais estratégias para a atenção à saúde das mulheres guajaramirenses, esse foi o principal objetivo do 1º Fórum de Atenção à Saúde das Mulheres, realizado na manhã desta segunda-feira (31), no Plenário da Câmara de Vereadores.
Diversas atividades foram realizadas no mês de outubro, denominado “Outubro Rosa” - é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção; encerrando o mês com o Fórum que iniciou por volta de 08h30min, à enfermeira Lucileide Nobre abordou o tema “Câncer de colo de útero e HPV”; a enfermeira Marlene Alves palestrou sobre o tema “Câncer de Mama”; as palestras seguiram com os temas: “Garantia dos direitos da mulher conquistado”, palestrante Dra. Cherislene Pereira de Souza – representante da OAB em Guajará-Mirim; “Climatério”, palestrado pelo Dr. Felipe Marcelo da Silva; “Cuidados da mulher no climatério”, palestrante Dra. Cordélia Santana (fisioterapeuta); e “Violência doméstica e familiar”, palestrante Ana Ardaia. O encerramento foi realizado pela secretária Sâmia Melgar e pela coordenadora do Fórum e coordenadora geral das estratégias de saúde da família na tensão básica, Marlene Alves.

O encontro, que também foi marcado por palestras e conhecimentos, contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Sâmia Melgar, que participou de todo o evento encerrando com um almoço ofertado as participantes.

Prevenção e casos de câncer confirmados
Somente no mês de outubro foram colhidas 1.200 lâminas, para o preventivo do colo de útero. Os exames de mamografia estão sendo realizados em Porto Velho, onde as mulheres de a partir de 50 à 69 anos são agendas e no momento se deslocam por conta própria.
Os postos e centros de saúde atenderão normalmente com agendamento para a realização do preventivo do colo de útero.
Em 2016, de acordo com a enfermeira Marlene Alves, no município de Guajará-Mirim foram detectados 08 casos de câncer de colo e 04 detectados por meio de exame de câncer na mama.

Fonte: O MAMORÉ.

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: