Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 3 de novembro de 2016

Coluna Almanaque - AS ENTRANHAS DO PODER

Por Fábio Marques.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por Fábio Marques
Uma coisa que ainda me espanta como cidadão nascido e vivido a maioria do tempo nesta província, é ter que assistir a maquiagem dos fatos tornarem-se notícia. A distorção das coisas através da manipulação dos factóides que acabam virando verdade. O aumento de palavras sem crédito algum usadas como suporte para falsos progressos. Não sejamos hipócritas. Guajará-Mirim é uma cidade bacana, com uma cultura fantástica, mas ainda com uma maioria do ativo votante formada por pessoas sem noção alguma de política e cidadania. Haja vista as últimas eleições municipais onde o fascínio da maioria ignorante pela má conduta social acabou por embolar o trânsito dos bons hábitos, costumes e atitudes nesta disputa.
##########

Após quatro mandatos de trabalho em prol da população, o vereador Célio Targino está largando a política para dedicar-se em tempo integral à sua família e à sua profissão. Médico-dentista e servidor da prefeitura, o atuante edil continua cumprindo sua agenda de trabalho todas as manhãs no Posto de Saúde Carlos Chagas. Como bom jogador que escolhe o momento certo para pendurar as chuteiras, Célio Targino sai do metié de cabeça erguida e com a alegria serena da consciência. Até aqueles políticos que hoje estão na berlinda, mas que um dia tentaram lhe prejudicar através de jogadas rasteiras e tramóias, soube perdoar.
##########

Atente-se: despede-se da Câmara, mas não da vida pública. Com o cacife que possui, CTM, ante a sua saída de cenário, trabalha hoje um pôquer político dentre os novos vereadores eleitos com o objetivo de seduzir aliados visando contemplar a próxima presidência da Casa Legislativa com uma imagem positiva e favorável ao processo de fiscalização efetiva da coisa pública.
##########

Prática para esta empreitada, Célio Targino possui sobrando. Aptidão moral e intelectual também. Além de noções técnicas acerca dos negócios públicos e assuntos locais. Não é a toa que pela sua prática e traquejo na arte política, que Célio Targino tem sido bastante buscado pela maioria dos vereadores eleitos no pleito de 2016, que querem se aconselhar ou ao menos escutá-lo a respeito das atribuições de quem vislumbra realizar com afinco o ofício da vereança.
##########

Na semana passada encerrou –se de vez um antigo processo que rolava na Justiça entre este escriba e um outro parlamentar que também está deixando a Casa de Leis de Guajará-Mirim. Neste caso, em virtude de sua sofrível votação nas urnas. Na ocasião, o Juiz responsável pela instrução processual, fez entender que a Justiça está atulhada de processos de muito mais relevância e que casos menores deveriam procurar acordos amistosos, até pela questão do desgaste tanto para a justiça como para as partes.
##########

Desfeito o embrulho forense, foi aí que pude conhecer um pouco da alma e espírito do julgador do mérito da demanda judicial. Ótimo ser humano, super gente-fina e simpatia a primeira vista, o Doutor Bruno Darwich contraria aquela impressão de que os juízes são sujeitos fechados, de pouca conversa ou não abertos ao diálogo com as chamadas pessoas normais. Achava-me ali para resolver um problema processual e de repente acabamos num fogo cruzado filosofal. O sentido da vida e a morte eminente, ideologia política e utopia. De uma maneira simpática, o Doutor Bruno Darwich consegue transformar um espaço tenso e nervoso como é o Fórum Judicial, num ambiente menos pesado e muito mais à vontade.

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: