Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 15 de outubro de 2016

Campanha Outubro Rosa oferece exames gratuitos em Guajará-Mirim

Pacientes também recebem exames de papanicolau em 18 pontos. Mulheres com faixa etária de 25 a 69 anos realizam exames gratuitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos postos que realiza atendimentos é o posto de saúde Sandoval Meira, no bairro Serraria
As mulheres com faixa etária de 25 a 69 anos realizam exames gratuitos de mamografia e papanicolau através da Campanha Outubro Rosa, em Guajará-Mirim (RO), a cerca de 330 quilômetros de Porto Velho. As pacientes podem fazer os exames em 18 pontos de atendimentos de segunda-feira a sábado. O cronograma oficial teve início no município no último dia 3 e encerra no próximo dia 31.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saude (Semsau), em 2014 e 2015 não houve a realização da campanha porque não havia laboratórios credenciados para fazerem as análises no município. Neste ano, a meta é atender as mulheres das zonas urbana e rural, ribeirinhas e indígenas, conforme determinação do Ministério da Saúde. Cerca de 90 servidores da saúde estão envolvidos nos atendimentos.
As mulheres interessadas devem procurar os postos de saúde Carlos Chagas (Bairro Almirante Tamandaré), Altamiro Barroso (Bairro Próspero), Delta Martinez (Bairro Jardim das Esmeraldas), Sandoval Meira (Bairro Serraria), Irmã Maria Augustinho (Bairro 10 de Abril), além de unidades móveis em escolas estaduais e também nas Igrejas Divino Espírito Santo (Bairro São José), Cristo Rey (Bairro Cristo Rei) e São Cristóvão (Bairro Caetano).

Atendimentos da campanha são realizados em
de 18 locais.
Em entrevista na manhã desta quinta-feira (13), a secretária municipal de saúde, Sâmia Melgar, explicou que o exame de mamografia é para as mulheres de 50 a 69 anos, já o papanicolau é para mulheres de 25 a 64 anos, ou que já tenham vida sexual ativa. Segundo ela, a realização dos exames é de extrema importância para prevenção e diagnósticos precoces das possíveis doenças.
“Fizemos o cronograma pensando na dona de casa e em quem trabalha fora, portanto, cada ponto de atendimento tem um horário que varia das 8 às 22 horas, dessa forma, todas as mulheres poderão ser atendidas sem causar conflito na rotina de trabalho. Se for identificado alguma alteração nos exames, essa paciente vai ter uma possibilidade maior de se curar caso o diagnóstico seja dado precocemente”, declarou a servidora.
A dona de casa Elisa Torres, de 57 anos, disse que todos os anos faz um 'check-up', ou seja, realiza uma bateria de exames para saber como está a saude. Ela realizou os exames de mamografia e papanicolau na manhã desta quinta-feira (13), no posto de saúde Sandoval Meira, situado no Bairro Serraria.
“Todos temos que cuidar da saúde, principalmente a mulher. Todos os anos faço os exames, e sempre acompanhada das minhas duas filhas. É importante que as mulheres venham e façam o procedimento, pois além de se prevenir, dá um alívio saber que está tudo bem com a gente”, comentou Elisa.
Para receber o atendimento, a paciente foi até a unidade de saúde Carlos Chagas, no Bairro Almirante Tamandaré, portando o cartão do Sistema Único de Saude (SUS) para que seja cadastrada no Sistema de Regulação (Sisreg) e posteriormente encaminhada para realizar os exames nos pontos de atendimentos.

Fonte: G1.

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: