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Publicado em 20 de setembro de 2016

Telefonia móvel lidera reclamações de consumidores em Guajará, diz Procon

Órgão foi instalado há quase dois meses e recebeu mais de 300 denúncias. Eletrodomésticos com defeito também estão entre os mais denunciados.
Procon em Guajará-Mirim já conseguiu solucionar 150 casos dos 348 registrados.
A telefonia móvel lidera o índice de reclamações dos consumidores no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Guajará-Mirim (RO), a 330 quilômetros de Porto Velho, com cerca de 40 denúncias no total. O órgão foi instalado e começou a funcionar no município no último dia 27 de junho e já recebeu 348 ocorrências registradas em diversos gêneros de serviços.
Segundo o Procon, dos 348 registros, o órgão conseguiu acordo em 150 processos, o que representa um índice de 43% de casos solucionados. Outros 198 casos ainda estão em andamento. A unidade também atende consumidores de Nova Mamoré (RO), cidade localizada a cerca de 40 quilômetros do município.
Em entrevista a coordenadora do Procon no município, Suzana Cury, disse que além da telefonia móvel, os eletrodomésticos com defeito também estão entre os casos mais denunciados pelos consumidores. Segundo ela, o balanço do período de atuação do órgão é positivo.
"Em pouco mais de dois meses de trabalho recebemos 348 casos e já conseguimos resolver 150 com sucesso, sem a necessidade de fazer audiência de conciliação entre o consumidor e a empresa. As denúncias mais comuns são de telefonia móvel e eletrodomésticos, mas também recebemos de produtos eletrônicos, materiais de construção, fornecimento de água, luz e internet, além da demora de atendimento nos bancos, entre outros", explicou Suzana.

Atendimento no Procon é feito das 7h30 às 13h30
O número de atendimentos varia de quatro a oito por dia, de acordo com a coordenadora. Ela acredita que muitas pessoas ainda desconhece a instalação do órgão no município e não sabem a quem recorrer quando se sentem lesadas, por isso aconselha a população a procurar a unidade caso seja necessário.
"Quando o cliente compra uma mercadoria com defeito e a empresa não quer fazer um acordo, o primeiro passo é procurar o Procon, a partir daí vamos orientá-lo sobre os procedimentos", orientou.
O prédio do Procon está localizado na Avenida Doutor Mendonça Lima, no Bairro Almirante Tamandaré, com horário de atendimento das 7h30 às 13h30. Os consumidores que moram em Nova Mamoré e nos distritos próximos podem entrar em contato com o órgão pelo telefone 69 3541-2363, para tirar dúvidas ou pedir informações sobre processos.
Ainda de acordo com o órgão, os documentos necessários para o atendimento são as cópias da cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), nota fiscal da compra, comprovante de envio para assistência técnica (se tiver sido enviado) e outros documentos relativos ao produto adquirido (caso houver).

Fonte:G1.

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