Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 21 de setembro de 2016

Marinha abre inscrições para curso gratuito de aquaviários em Guajará

Inscrições seguem até o próximo dia 7 de outubro. Interessados devem possuir ensino fundamental incompleto.
Curso de formação de aquaviários em Guajará-Mirim, ministrado pela Marinha no primeiro semestre deste ano.
Em Guajará-Mirim (RO), a cerca de 330 quilômetros de Porto Velho, a Marinha do Brasil abriu inscrições para o curso gratuito de capacitação de novos aquaviários. Ao todo, serão ofertadas 30 vagas para o curso que terá duração de dez dias, com carga horária de 50 horas. As inscrições seguem até o dia 7 de outubro na Agência Fluvial, localizada na Avenida 15 de Novembro, no Bairro Centro. Os interessados devem possuir ensino fundamental incompleto.
Segundo a Marinha, o curso é totalmente gratuito. No entanto, o candidato deve pagar uma taxa de R$ 8 para fazer inscrição no sistema do órgão. De acordo com o edital, o candidato inscrito deve ter o nível de escolaridade inferior ao 6º ano do ensino fundamental.
O encarregado do ensino profissional marítimo da instituição, Sargento Fausto Baracho, explica que após serem formados, os novos aquaviários poderão trabalhar em embarcações profissionais e outras diversas áreas da embarcação. O curso terá início no dia 7 de novembro e será concluído com uma formatura no dia 18 do mesmo mês.

Candidatos durante a realização do teste físico (Foto: Marinha do Brasil/Divulgação)
 "Será um curso reconhecido internacionalmente e de curta duração. As aulas serão das 8h ao meio dia. Os alunos poderão atuar no transporte de passageiros, cargas, realizar passeios turísticos e ainda em outras áreas como tripulantes profissionais", comentou Fausto.
O sargento disse ainda que a prioridade do curso é atender candidatos ribeirinhos que moram na região e que ainda não concluíram o ensino fundamental. Segundo ele, o objetivo é dar oportunidades para as famílias de baixa renda do município.
"Existem muitas famílias que vivem da embarcação. Por isso, o edital foi específico em dar chances para que os ribeirinhos com baixa ou nenhuma escolaridade possam ser incluídos e tenham a formação aquaviária adequada. É uma oportunidade para o mercado de trabalho", ressaltou.
Ainda segundo a Marinha, para realizar a inscrição o candidato deve ter no mínimo 18 anos e apresentar original e cópias da cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e histórico escolar.
Os candidatos inscritos farão um teste de aptidão física às 10h do dia 19 de outubro, na piscina do Ginásio Poliesportivo Afonso Rodrigues, no Bairro Tamandaré. No teste físico, os candidatos terão que nadar 25 metros sem limite de tempo e flutuar por dez minutos.
Após a seleção, os aprovados no teste devem realizar a matrícula na Agência Fluvial da Marinha. Para ingressar no curso, serão necessários os originais e as cópias do RG, CPF, comprovante de residência, reservista, histórico escolar, título eleitoral, atestado de saúde ocupacional e ainda duas fotos 3x4 e uma foto 5x7.


Fonte: G1.
Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: