Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 20 de setembro de 2016

Instituições e usuários realizam movimento em prol do SUS, em Guajará-Mirim

Representantes de instituições, comunidade e usuários do SUS realizaram nesta segunda-feira (19), um dia de mobilização em defesa ao Sistema Único de Saúde (SUS), que completou 26 anos.


Representantes de instituições, comunidade e usuários do SUS realizaram nesta segunda-feira (19), um dia de mobilização em defesa ao Sistema Único de Saúde (SUS), que completou 26 anos. O movimento em frente ao prédio do Hospital Regional Perpétuo Socorro, em Guajará-Mirim, reuniu alunos das escolas estaduais Simon Bolívar e Durvalina Estilbem de Oliveira, além dos representantes de instituições, servidores da saúde, candidatos a prefeito e vereador, além da comunidade, o evento iniciou às 9h e encerrando com um super abraço, onde todos deram as mãos para ‘abraçar’ o prédio.

 O evento simbólico em homenagem ao ato de defesa do SUS esteve à frente o Conselho Municipal de Saúde, Conselho Regional de Farmácia (CRF), Sindicato dos Trabalhadores na Saúde do Município de Guajará-Mirim (SINSAG), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado de Rondônia (Sindsaúde), Sim + Cursos, Clube dos Cabos e Soldados Marechal Rondon, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Saúde (Semsau). Foram citados o funcionamento do SUS no Hospital e atualmente terceirizado pelo Pró Saúde, tendo o prédio do HPS interditado judicialmente, onde a equipe do Governo do Estado está coordenando também se fez presente ao ato. O enfermeiro Paulo, encarregado das adaptações no Hospital Regional, destacou que no prazo de 20 dias a população terá uma prévia das melhorias do local, obedecendo assim o prazo de estipulado pela Justiça para que ocorram as mudanças.

 O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Roberto da Silva Marques, convidou os alunos e a comunidade para visitar o Hospital nos próximos 20 dias, quando a equipe que coordenada às mudanças no local apresentará um resultado parcial das adaptações para que volte a atender integralmente o Hospital, como internação, pediatria e Pronto atendimento.

 Comemora os 26 anos da Lei Orgânica do SUS (Lei Nº 8.080/1990). Instituída em 19 de setembro de 1990, ela regula as ações e serviços de saúde em todo o território nacional e estabelece, entre outras coisas, os princípios, as diretrizes e os objetivos do SUS.
 Fruto de um intenso movimento que se iniciou na década de 70 em defesa da Reforma Sanitária no Brasil, o SUS é uma conquista da sociedade brasileira. É uma das políticas, senão a política mais inclusiva e democrática do país. Ela traduz a diretriz da Constituição de 1988 de que a Saúde é um direito de todos e um dever do Estado. O SUS tem, desta forma, o objetivo de promover, proteger e recuperar a saúde, garantindo atenção qualificada e contínua aos indivíduos e às coletividades, de forma equitativa.

SUS é democracia
 Em tempos de violação do Estado Democrático de Direito, de retomada intensiva da agenda neoliberal e ataques à Constituição Federal, a política de saúde no Brasil tem sido alvo de muitas ameaças. O governo ilegítimo tem insistido em disseminar a ideia de que os direitos previstos na Constituição não cabem no orçamento e, portanto, precisam ser revistos. O SUS, neste contexto, é uma das principais políticas atingidas pela redução de investimentos, revisão de programas estruturantes, propostas de privatização e ampliação da presença do setor privado para cumprir o papel do Estado na prestação dos serviços de saúde.
Fonte: O MAMORÉ.





Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: