Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 22 de setembro de 2016

6º BIS realiza estudos e simulações na Usina JIRAU

O 6º Batalhão de Infantaria de Selva também promoveu ações sociais em Nova Mutum Paraná


A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, recebeu em dois momentos representantes do 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS), sediado em Guajará-Mirim, município de Rondônia localizado na fronteira com a Bolívia. O trabalho é realizado anualmente e executado pelo fato da Usina Jirau ser considerada área de segurança nacional, razão pela qual o Exército desenvolve constantes operações de patrulhamento em toda a sua extensão territorial e no entorno.

 Durante a primeira visita, realizada nos dia 31 de agosto e 1º de setembro, os militares realizaram estudos para revisão do planejamento estratégico de vigilância e ocupação da Usina. Já o segundo encontro aconteceu no período de 13 a 15 de setembro, ocasião em que foram feitas simulações de defesa de pontos  sensíveis como parte do treinamento de Garantia da Lei e da Ordem, uma ação  também chamada pelo Exército de Emprego Operacional de Ocupação e Defesa de Estrutura Estratégica.
O Gerente de Segurança da ESBR, Oscar Chaves, conta que ao todo 200 homens foram envolvidos no treinamento. “Em toda a extensão territorial da UHE Jirau e do seu entorno foi possível ver os militares em ação. Isso significa que enquanto um grupo fazia o patrulhamento, desde a entrada da Usina, outros realizavam simulações de defesa em pontos estratégicos”, explicou.

Banda Musical do 6º BIS durante ação.
 De acordo com o Comandante do 6º BIS, Tenente Coronel Halley Bezerra Dantas, as atividades foram iniciadas em 2013, desde que a UHE Jirau passou a gerar energia elétrica tornando-se área de segurança nacional. O Comandante ainda ressaltou a importância do planejamento. “Revisar o planejamento estratégico de vigilância é o nosso principal foco, temos a missão de reforçar a segurança para proteger a Usina e garantir o seu funcionamento, o que inclui o reconhecimento dos pontos fortes e fracos”.
O Coordenador de Segurança Patrimonial da ESBR, Ivar Araújo, destacou que o treinamento realizado pelo Exército faz parte do Plano de Contingência Emergencial que está sendo elaborado pela empresa e visa prever e treinar as ações que devem ser desencadeadas no caso de uma real situação de emergência na UHE Jirau. “Outros treinamentos de menor ou maior porte serão realizados na Usina e farão parte de um cronograma anual”, afirmou.

 Além do treinamento na UHE Jirau, o  6º BIS promoveu ações sociais em Nova Mutum Paraná, especificamente na Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré. A comunidade recebeu atendimento médico e odontológico, conheceu a missão do Exército Brasileiro por meio de palestra, prestigiou a apresentação da banda de música e participou do momento solene de estiamento da Bandeira Nacional. As crianças também receberam revistas educativas para ler, brincar e colorir. O Sr. Constantino Maia e sua esposa, Srª Antônia, consultaram-se com clínico geral e dentista. Além disso, fizeram questão de acompanhar as canções tocadas pela banda do Exército. Bastante satisfeito, o casal pediu que a ação aconteça mais vezes em benefício da comunidade. 

Fonte: Assessoria UHE Jirau.


Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: