Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 29 de agosto de 2016

Vereadores bolivianos de Trinidad querem apoio para fortalecer relações comerciais com Rondônia

Uma delegação de vereadores de Trinidad, capital do Departamento de Beni/BO, apresentou propostas para fortalecer as relações comerciais, sociais e culturais dois povos.
Uma delegação de vereadores de Trinidad, capital do Departamento de Beni (Bolívia), apresentou ao vice-governador Daniel Pereira, em Porto Velho, propostas para fortalecer as relações comerciais, sociais e culturais dois povos.
A pauta inclui importação de sal e o fortalecimento do turismo, entre outros itens. O assunto será também tratado em Brasília, no decorrer desta semana, onde Pereira participará de audiências em diversos ministérios.
O fortalecimento das relações com o povo boliviano iniciou em 2012 e avançou bastante nos últimos anos com representantes do Departamento de Beni. Foi a primeira vez que vereadores de Trinidad vieram Rondônia para defender ações de desenvolvimento comum.
“Temos a esperança de crescer juntos. Temos necessidade de apoio”, afirmou Monica Cordova Vaca, vereadora e presidente do Conselho Municipal de Trinidad, a Câmara de Vereadores local.
Segundo o vereador Silvio Tercezo Bastos Saucedo, as possibilidades de intercâmbio são amplas, uma vez que Rondônia e Trinidad têm características comuns.
Saucedo apontou o aproveitamento dos recursos naturais da Bolívia como fonte de desenvolvimento, inclusive para potencializar o turismo. Outros avanços podem vir através da pecuária. Ele concluiu informando que o povo de Trinidad precisa de empregos, e que as ações de irmandade entre os dois países podem responder a esta demanda.

 A capacidade de desenvolvimento comercial entre os vizinhos é viável, mas algumas barreiras precisam ser superadas, conforme o empresário Nagib Bouchaviski, que atua no ramo de viagens. Ele disse que há em torno de dois mil estudantes brasileiros em Cochabamba.
Este fator, segundo Bouchaviski, já mostra como há potencial para ser explorado no campo do turismo, embora o aeroporto de Porto Velho ainda não opere em condições de receber voos internacionais. Há entraves burocráticos a ser superados que, segundo o empresário, já estão sendo tratados entre as autoridades dos dois países.

PECUÁRIA

A importação de sal do Departamento de Cochabamba também foi discutida. Como o rebanho bovino de Rondônia é composto por 13 milhões de cabeças, o comércio é atrativo para o produtor boliviano.
O empresário Oswaldo Jimenez disse que é possível instalar uma planta em Guajará-Mirim. A outra possibilidade é instalar uma em Porto Velho e outra no município de Costa Marques para atender melhor à demanda.
Daniel Pereira pediu informações sobre a possibilidade dos produtos de Rondônia cruzarem a Bolívia até o Oceano Pacífico para alcançar outros mercados. Os vereadores de Trinidad apontaram as alternativas.
A saída para o Pacífico é debatida há várias décadas por autoridades brasileiras, mas, a consolidação ainda não aconteceu por diversos fatores. Rondônia é trajeto interessante por ser mais econômico, o que tornaria a mercadoria ainda mais competitiva.
O vice-governador disse que o estado tem produtos que podem ser comercializados com a Bolívia, como a carne e peixe, por exemplo, e defendeu o estabelecimento de um forte mercado comum na América Latina.
Pereira também deixou claro que os pecuaristas bolivianos devem ficar atentos para a vacinação do rebanho bovino. “Isto valoriza o gado”, explicou.
Segundo Daniel Pereira, a circulação de mercadorias entre os vizinhos é mínima. Ele apontou que o mercado europeu é forte e serve de exemplo para o bloco latino.
Os governos de Rondônia e de Trinidad já têm agendados outros encontros para os próximos meses, quando avaliarão objetivamente os avanços das negociações. Por delegação do governador Confúcio Moura, estes entendimentos foram confiados a Daniel Pereira.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia (Nonato Cruz)
Fotos: Bruno Corsino
Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: